No Dia da Escola, Semed faz vistoria técnica na reforma das unidades em Macapá

Reformas têm o objetivo de melhorar a estrutura física das escolas de Macapá. Investimento no primeiro grupo é de mais de R$ 7 milhões.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Secretário de Educação, Rodrigo Gomes, visitou escolas que iniciaram reforma | Foto: Isadora Carneiro/PMM

No Dia da Escola, comemorado nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Macapá aproveitou a data para vistoriar as instituições da rede municipal de ensino que estão recebendo reformas. A educação conta com 98 unidades escolares, com cerca de 34 mil alunos.

“São unidades que terão suas redes físicas totalmente revitalizadas, trazendo mais dignidade no processo de ensino-aprendizagem para servidores, estudantes e toda a comunidade escolar”, explica o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

As escolas terão novos banheiros, troca de telhado, reforma do forro, substituição e modernização de toda a rede elétrica, adaptação de espaços para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a ampliação de cozinhas e salas administrativas.

Uma das obras visitadas, foi a da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wilson Malcher, localizada no bairro Jardim Equatorial. A unidade foi inaugurada em 1996 e atendeu em 2021, aproximadamente, 900 estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora da escola, Hellen Mara, diz que está ansiosa para receber os estudantes e servidores no novo ambiente escolar. “Há muito tempo a comunidade pedia por essa reforma. Não vejo a hora de poder abrir novamente os portões para estudantes e servidores”, diz.

Além da Emef Wilson Malcher, também foram visitadas as escolas Esforço Popular, Raimundo Alencar e Professora Guita. A previsão é que as obras durem 45 dias e sejam entregues antes do final do primeiro bimestre escolar.

Inicialmente as revitalizações estão sendo executadas em 10 escolas e o investimento ultrapassa R$ 7 milhões. A verba vem do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O planejamento da Prefeitura é que o serviço se estenda para, pelo menos, 47 unidades. A iniciativa faz parte do pacote de ações do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem – Educação), que prevê a garantia de direitos básicos.

“As escolas são formadas por profissionais da Educação, de apoio, estudantes, pais e comunidade do entorno. E a gente tem trabalhado incansavelmente para atender as questões estruturais, mas também as demandas desses diversos atores, pois essa valorização contribui para um ambiente escolar mais eficiente e produtivo para todos”, ressalta o secretário.