‘Não se cresce sozinha’: Em Macapá, prefeitura celebra formatura da 1ª turma de mulheres empreendedoras

Fala da Rosenilce Pontes, destaca a importância da iniciativa na busca pela independência financeira feminina

Por Etienice Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Representante das formandas e da Prefeitura de Macapá orgulhosos pela conquista | Fotos: Jesiel Braga/ PMM
 

Nesta quarta-feira (29), a Associação dos Servidores Municipais de Macapá foi palco da cerimônia de formatura da primeira turma de mulheres empreendedoras, concluintes dos cursos de Práticas de Vendas e Produção de Ovos de Páscoa Gourmet.

Promovida pela Prefeitura de Macapá em parceria com o Senac, através da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), a formação foi ofertada durante os meses de março a abril a mulheres em vulnerabilidade social em busca de independência financeira.

Formandas com seus certificados em mãos | Fotos: Jesiel Braga/PMM

Além das emocionantes histórias de superação e sucesso compartilhadas pelas formandas, a cerimônia contou com uma apresentação especial do coral em libras do Ministério Profético Rhema, Igreja dos Surdos, destacando o compromisso com a inclusão e a diversidade.

Rosenilce Pontes, uma das formandas, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado e pelo apoio recebido: “O curso foi gratificante e agora estou pensando em sobremesas diferentes. Aprender esses cursos voltados para as mulheres é importante, e a gente volta até com novas perspectivas. Hoje eu pretendo ampliar meu restaurante.”

Lara Raissa, filha de Rosenilce, compartilhou o orgulho e a admiração pela mãe: “Eu sinto muito orgulho dela porque é mais um sonho dela se realizando e ela sempre teve esse sonho de abrir o próprio negócio e está dando certo.”

Uma ação que demonstrou o compromisso não apenas com o aprendizado, mas também com a vida dessas mulheres, foi a disponibilização de uniformes personalizados para todas as formandas pela Secretaria Municipal da Mulher. Essa iniciativa foi especialmente significativa, pois muitas das participantes se encontram em situação de vulnerabilidade social e não poderiam arcar com esse custo adicional.

Maria Neucila, Secretária Municipal da Mulher, enfatizou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento das mulheres empreendedoras: “Para mim, é uma satisfação muito grande e dever cumprido, porque eu vim aqui para isso, para fazer aquilo que eu puder, dentro das minhas limitações, para ajudar a comunidade das mulheres que muitas vezes se encontram em vulnerabilidade social.”

A formatura da primeira turma de mulheres empreendedoras não só celebra a conclusão de um curso, mas também o início de uma nova fase de empoderamento e independência financeira para as participantes, evidenciando o compromisso da SEMMU em promover o crescimento e o desenvolvimento das mulheres em Macapá, em todas as suas dimensões.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM