Mulheres em situação de violência em Macapá devem buscar apoio; saiba quais serviços o Cram oferece

Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Palestras ajudam no acolhimento das mulheres | Fotos: Bruno Nascimento/PMM

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) já atua há 10 anos no acolhimento de mulheres em situação de violência. O espaço que presta atendimentos e serviços gratuitos conta com uma equipe de 25 mulheres que realizam atendimentos psicológicos, de assistência social e jurídicos a mulheres de Macapá.

O Cram integra a estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) e oferta, de forma segura e sigilosa, serviços destinados às mulheres como atendimentos psicológicos, pedagógicos, jurídicos e assistência social, além das atividades esporádicas de rodas de conversa e ações de valorização feminina.

“Junto das atividades realizadas durante o acolhimento, a equipe também trabalha a valorização daquela mulher, fortalecendo as qualidades e evidenciando a força feminina”, diz a secretária Surya El Hossn.

Ao chegar ao Centro, a mulher será acolhida, passará pela identificação pessoal e em seguida, a equipe a direcionará aos serviços de acordo com sua demanda. Dependendo da necessidade do atendimento, ela também passará pela assistência social para verificação da necessidade da solicitação de algum auxílio.

Centro está localizado na rua Odilardo Silva, no bairro Laguinho | Foto: Ivaniel Flexa/Cram

Após este momento, a mulher assistida segue para o atendimento psicológico, quando ela será ouvida e receberá atenção sobre a saúde mental. Na parte jurídica, ela receberá orientações sobre seus direitos, processos, boletins de ocorrências e outras dúvidas ligadas à situação de violência.

De acordo com Surya El Hossn, o espaço garante conforto para as mulheres atendidas. “Nossa equipe tem a enorme preocupação de fazer com que essa vítima se sinta segura e confortável no ambiente para que ela consiga passar por todo o processo de quebra do ciclo de violência e saia daquela situação”, explica a secretária.

Serviço
O Cram funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ele fica localizado na Rua Odilardo Silva, n° 844, no Laguinho e os serviços também podem ser acessados pelo telefone (96) 98813-6949.