Mercado Central recebe ‘Café com palavras’ na programação do 1º Festival Literário de Macapá

Evento é nesta quinta-feira (18), com exposições, poesias, momento de autógrafos e diálogos.

Por Anézia Lima - Fundação Municipal de Cultura

Mercado Central receberá programação do 1º Festival Literário de Macapá | Foto: Arthur Pantoja/PMM

Apaixonados por livros e café poderão prestigiar o projeto ‘Café com palavras’ nesta quinta-feira (18), às 15h, no Mercado Central. A programação faz parte do 1º Festival Literário de Macapá (Flimac) e conta com exposições, poesias, momento de autógrafos e diálogos sobre os rumos da literatura.

A Prefeitura de Macapá fomentou o festival, com o repasse de R$ 155.803,00, recurso de emenda federal, para a Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí, responsável pelo evento cultural. São cerca de 85 artistas beneficiados, fortalecendo a atuação do segmento com a promoção de eventos que envolvam artistas e o público em geral.

“O evento visa fortalecer encontros para o conhecimento e debate de expressões literárias em Macapá, sendo também, uma oportunidade para divulgar o trabalho de escritores, produtores culturais e artistas dos segmentos à população”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida. 

A edição inicia com a apresentação do grupo de poesia Tatamirô, a partir das 15h. Durante a programação, será realizada a exposição ‘Poèmes et solitude’ da escritora Neth Brazão. 

Com o intuito de valorizar as criações literárias e formar novos leitores, os escritores Lulih Rojanski, Thiago Soeiro, Leacide Moura, Amanda Barreiros, Herbert Emanuel, Tia Esmeraldina e Fernando Canto, são os convidados para uma tarde de autógrafos com destaque das principais obras autorais. 

Em discussão sobre os rumos da literatura amapaense no momento pós-pandemia, os escritores e convidados Tia Esmeraldina, Tiago Quingosta, Neth Brazão, Lulih Rojanski, Kássia Modesto, Ana Anspach, Cláudia Flor de Maria, Herbert Emanuel, Leacide Moura, Pedro Stkls e Thiago Soeiro, expõem os principais desafios da atuação neste período e expectativas para realização de projetos futuros.  

A proposta do festival é promover a literatura a partir do intercâmbio de conhecimentos abordagem de assuntos das várias áreas literárias. 

1º Festival Literário de Macapá 
O projeto acontece nos dias 18 a 21 de agosto de forma itinerária em escolas, passarelas, mercados, universidades e conjuntos habitacionais de Macapá, simultaneamente, com o objetivo de difundir a literatura na capital. A programação conta com exposições, contação de histórias, lançamentos de livros, apresentações culturais e mesas de debate.