Fomentando as manifestações artísticas e culturais macapaenses, a Fundação Municipal da Cultura (Fumcult) faz parte da programação do Feirão do Povo. O órgão será o responsável por disponibilizar cinco atrações que se apresentarão durante as 13h de duração do evento que acontece neste sábado (18), na praça do bairro Jardim Felicidade I, zona norte de Macapá.
Para o diretor-presidente Fumcult, Olavo Almeida, o momento registra o reconhecimento e a importância de aliar cultura, economia e música para o desenvolvimento social e econômico.
“Para a animação do evento e incentivo aos artistas e músicos da capital, estamos levando as atrações musicais e culturais para enriquecer a programação. Esse será mais um momento de reunir a população às expressões culturais, além de estimular a venda de produtos da agricultura familiar e economia criativa”, explica.
Pela primeira vez, o Feirão do Povo acontece na zona norte da capital e a 3ª edição é realizada em homenagem ao Dia do Marabaixo, comemorado em 16 de junho. A programação é extensa e conta com comercialização de hortaliças, farinha, plantas ornamentais e medicinais da agricultura familiar, que será feita por cerca de 140 empreendedores.
Durante a manhã, quando serão comercializados produtos da agricultura familiar, economia criativa, peixes e pratos da gastronomia do norte, a programação musical será realizada pela DJ Dani Groove.
Já pela tarde, os participantes do evento, poderão assistir às apresentações dos grupos tradicionais Marabaixo Raízes do Bolão e Marabaixo do Sacaca, além das atrações musicais de Poliana Bastos com participação de Paulinho Bastos e o DJ Josiel Fest.
Além do Programa Peixe na Mesa, que comercializará peixes das espécies pirapitinga e tambaqui, a ação conta com a exposição de biojoias, peças decorativas e a tradicional gengibirra.
Para encerrar a programação, será realizado um desfile de moda afro usando roupas e adereços produzidos pelas próprias empreendedoras presentes.
O Feirão popular é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e conta com o apoio da vice-prefeitura de Macapá, Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Guarda Civil Municipal de Macapá.