Mais de mil atendimentos foram realizados durante ação da Prefeitura de Macapá nas ilhas do arquipélago do Bailique

Serviços de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, além de visita técnica das secretarias de iluminação pública e Obras foram executados

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mais de mil pessoas foram atendidas durante três dias de ação no Bailique | Foto: Jesiel Braga/PMM

Com a finalidade de promover ações de Assistência Social e Saúde para o público em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Macapá realizou durante três dias um mutirão de atividades nas ilhas do arquipélago do Bailique.

Dentre as ações executadas: serviços de saúde, assistência social, direitos humanos, busca ativa do vetor da malária e vacinação antirrábica. As secretarias de iluminação Pública e Obras realizaram ainda visita técnica nas comunidades.

“Alguns serviços ofertados pela Prefeitura fazem parte do ‘Programa Saúde Para Todos’, que objetiva alcançar as pessoas em vulnerabilidade social e que precisam de assistência. Além disso, essa é uma oportunidade para muitos pais e responsáveis atualizarem o cartão de vacina dos filhos e dos seus idosos, assim como ter acesso aos serviços básicos de saúde”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Rodrigues.

Benedita Rocha, dona de casa, conta que as três filhas estavam com esquema vacinal atrasado e que através da ação conseguiu atualizar a imunização das crianças além de receber outros serviços de saúde.

“Faz tempo que tentava levar elas para receber atendimento médico e vacina, mas só hoje tive essa oportunidade. Minha sensação é de alívio, pois tinha muito medo que elas adoecessem por febre amarela ou outras doenças que são prevenidas através da vacina”, disse.

A vacinação também atendeu cães e gatos, com a imunização antirrábica, a ação foi organizada pelo departamento de Vigilância Ambiental. Uma oportunidade para os donos de pets prevenirem seus animais contra raiva.

Para a comerciante Lídia Barbosa Vilhena, a vacinação antirrábica era uma das demandas mais esperadas.

“Já havia tentado imunizar meu cachorro outras vezes trazendo a vacina de Macapá, mas nunca deu certo e hoje finalmente ele está sendo vacinado. Essa é uma forma de cuidar dele e do próximo”, afirma.

Durante os três dias de ação, a Secretaria municipal de Direitos Humanos levou para comunidade a escuta pública do Programa Macapá Mais Cidadania.

“Viemos ouvir as necessidades da população e entender de que forma podemos colaborar através das ações que já são executadas pelo município. Ou seja, essa é uma forma de ampliar e melhorar nossos atendimentos trazendo mais serviços para os distritos”, explicou o secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo.

Para servente, Ediane Vieira, moradora da comunidade vila Macedônia, esta foi a primeira ação que contemplou diversas comunidades com várias frentes de trabalho.

“Já tivemos outras ações na região, mas essa é a primeira vez que recebemos tantos serviços, como por exemplo: Casa do Bolsa, vacinação antirrábica, busca ativa do vetor da malária, vários atendimentos de saúde e o melhor de tudo é receber os medicamentos necessários após a consulta. O povo daqui agradece e com certeza o sentimento é de gratidão”, disse sorridente.

A busca ativa do vetor da malária e dengue também foi uma das novidades desta ação. Os agentes de endemias percorreram residências e fizeram a instalação de ovitrampas que ajudam no controle do mosquito.

Fotos: Jesiel Braga/PMM