Mais de 8 mil novos beneficiários são aprovados no Auxílio Brasil em Macapá

Concessão e pagamento do programa podem ser consultados por meio de aplicativos.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Mais de 8 mil novos beneficiários são aprovados no programa Bolsa Auxílio em Macapá I Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Prefeitura de Macapá recebeu um novo lote de 8.174 mil beneficiários aprovados no Auxílio Brasil na capital. A listagem com os nomes está disponível no aplicativo do programa federal. As datas para pagamento das parcelas estão seguindo o modelo do antigo Bolsa Família, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).  

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o pagamento do Auxílio Brasil é feito pela Caixa Econômica Federal. Quem estava recebendo o Bolsa Família até o mês de outubro de 2021, não precisa fazer agendamento para ir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou Casa do Bolsa para atualizar o Cadastro Único, uma vez que, o benefício usa a mesma base de dados do antigo programa social.  

Já a entrega dos novos cartões é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e serão realizados nos endereços informados pelos beneficiários. Aqueles que não receberem, devem procurar uma agência do banco para informações.  

“Não é necessário que as pessoas procurem a Casa do Bolsa para receber o cartão, porque será encaminhado diretamente aos seus respectivos endereços dos beneficiários”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.  

A dona de casa Vera Lúcia Cordeiro Valeriana, 42 anos, viajou do distrito do Pacuí até Macapá para recadastrar o seu CadÚnico. Ela faz parte dos novos aprovados no Auxilio Brasil e recebeu a sua primeira parcela na última segunda-feira (15). Com os dados atualizados, ela precisará ir até uma agência da Caixa para receber um novo cartão. 

“É a primeira vez que eu recebo o Auxílio Brasil e já veio com a parcela de R$ 600. Ainda não recebi o cartão novo, mas devido eu morar longe, vou aproveitar e passar numa agência da Caixa para receber o novo cartão”, conta Vera Lúcia.

Dona de casa Vera Lúcia Valeriana, durante atendimento no Casa do Bolsa I Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Semas também frisa que a família inscrita no Cadastro Único, com informações atualizadas e dentro do perfil do Programa, não resulta na imediata concessão do Auxílio Brasil. Além disso, não existe um prazo definido para a realização dessa concessão, que é administrada diretamente pelo Ministério da Cidadania.  

O Cadastro Único
É o primeiro passo para aderir aos programas sociais federais, estaduais e municipais, como Auxilio Brasil, Tarifa Social de Energia, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha de IDJovem (que dá acesso a meia-entrada em shows e viagens) e Carteirinha do Idoso (que garante a isenção de transporte público).  

Como acessar as informações do novo lote  
Para ter acesso a todas as informações do novo lote, o beneficiário deve baixar no celular o aplicativo oficial do Auxílio Brasil, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Pelo app, o usuário saberá o valor da parcela e a data de recebimento.

Quando procurar a Casa do Bolsa 
A população deve procurar a Casa do Bolsa somente em casos de desbloqueio, situação em que o usuário estiver há mais de dois anos sem atualizar informações, cancelamento, suspensão e gestão de benefício. Atualmente, os atendimentos estão sendo prioritários para o público da zona rural e dos distritos, além dos ribeirinhos.  

Vale destacar que, tanto na Casa do Bolsa quanto nos Cras, o beneficiário deve comparecer munido de documentação original. Por recomendação do Ministério da Cidadania, cópias de documentos não são aceitas. O usuário pode procurar os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na rua Leopoldo Machado, nº2834, bairro do Trem.  

Serviços nos CRAS 
Para melhorar agilizar os serviços prestados, os atendimentos foram descentralizados da Casa do Bolsa para os Centros de Referência de Assistência Social. Os beneficiários devem procurar o Cras mais próximo de seu bairro, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.  

No Cras, é possível realizar novo cadastro, recadastro, agendamento, atualização, exclusão e inclusão de familiar, além da carteira do idoso, entrada e atualização para BPC. Também é possível buscar atendimentos se houver mudanças no endereço, renda ou alteração na documentação dos moradores.

 Confira os endereços dos Centros de Referência de Assistência Social:

Cras Esperança  
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 2536, bairro Santa Rita  

Telefone: (96) 98801-9562  
Cras Igualdade  
Endereço: Rua Ranolfo de Souza Gato, s/n, bairro Marabaixo, ao lado do Conselho Tutelar da Zona Oeste

Telefone: (96) 99970-5098
Cras Felicidade  
Endereço: Rua Rio Grande do Norte, bairro Pacoval  

Telefone: (96) 98801-9546

Cras União  
Endereço: Rua Ana Nery, s/n, bairro Perpétuo Socorro

Telefone: (96) 96 98813-6847
Cras Simpatia  
Rua Vila Operária, esquina com a José Maria Gonçalves de Leão, s/n, bairro Murici I

Telefone: (96) 98813-6832  
Cras Alegria  
Endereço: Rua Redenção, nº 200, bairro Jardim Marco Zero (dentro do Complexo Macapá Criança)

Telefone: (96) 98801-9649  
Cras Amor  
Endereço: Av. Carlos Lins Cortes, s/n, Praça do Céu das Artes, bairro Infraero II

Telefone: (96) 98813-6854