Mais de 500 estudantes participam da 1ª Feira de Ciências da escola municipal Aracy Nascimento

Temas abordaram meio ambiente e reciclagem, degradação do solo, a água e seus diferentes usos, sustentabilidade, viagem ao corpo humano, ervas e chás medicinais, geradores de energia renovável, entre outros

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Arthur Alves /PMM

O ambiente escolar é propício para descobertas e experimentações que promovem conhecimentos para a vida a toda. Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aracy Nascimento, localizada na Zona Sul de Macapá, realizou na manhã deste sábado (25), a sua 1ª Feira de Ciências, com o objetivo de apresentar à comunidade escolar, pais e convidados, os trabalhos de pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano letivo de 2023. Participaram da mostra, mais de 500 estudantes do 1º ao 5º ano, dos turnos da manhã e tarde.

Para Michella Barreto, diretora da Emef Aracy Nascimento, investir em conhecimento, desde a infância, sobre o meio ambiente, o uso responsável da água, as energias renováveis, entre outros, é de extrema importância. “A infância é a melhor idade para se aprender as coisas do jeito certo, criar essa consciência de preservação do meio ambiente, do consumo sustentável e vivências científicas é uma das responsabilidades da escola para com seus alunos”, disse a diretora.

A aluna do 5º ano, Clarisse Vitória Alves, de 11 anos, explicou sobre o seu trabalho com o tema Ervas Medicinais. Ela falou, especificamente, sobre o chá preto e seus benefícios, mas deu destaque para o aprendizado que a Feira proporciona a todos os alunos, a partir dos trabalhos expostos. “O mais interessante da feira de ciências é que, além da gente aprender sobre os nossos temas, a gente aprende com os outros trabalhos que são apresentados. Eu vibrei quando a professora trouxe a ideia dessa exposição”, ressaltou a menina, empolgada.

Monick França, secretária de educação do município de Macapá, prestigiou o evento e falou sobre a importância da iniciativa para o avanço da qualidade de ensino na escola. “Todas as nossas unidades de ensino têm projetos focados no desenvolvimento intelectual dos alunos. E essa Feira é a culminância de todo o aprendizado, experimentações e descobertas apresentadas em sala de aula, pelos professores, e hoje são trazidas pelos estudantes nessa exposição científica da escola, abordando temas de grande importância para este tempo em que vivemos”, destacou a secretária.

Os trabalhos foram desenvolvidos para despertar o interesse dos alunos, considerando as abordagens em sala de aula sobre o meio ambiente e reciclagem, degradação do solo, a água e seus diferentes usos, sustentabilidade, viagem ao corpo humano, ervas e chás medicinais, recursos naturais, geradores de energia renovável, astronomia, entre outros temas. A escola também trouxe para a feira, um bazar social de roupas e calçados usados.

Durante a mostra, a direção da escola, com a presença da secretária Monick França, realizou entrega de medalhas e certificados aos professores e alunos que participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), ocorridas neste ano de 2023.

Os experimentos, maquetes e brinquedos expostos na 1ª Feira de Ciências da Emef Aracy Nascimento, foram construídos pelos próprios alunos a partir de materiais recicláveis.

Confira mais fotos