Promover ações de melhorias para os processos educacionais é um dos objetivos da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Neste sentido, foi realizada nesta quarta-feira (10), a 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) de 2024. A ação é voltada para professores municipais da Educação Infantil e aconteceu numa faculdade localizada na Zona Sul da capital, alcançando 465 profissionais da rede do município.
O Programa visa fortalecer as boas práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula, proporcionando aos professores o aprimoramento dos recursos pedagógicos para alfabetizar crianças na idade certa.
Alessandra Coêlho, coordenadora e articuladora do projeto, explicou que a formação continuada possibilita aos educadores, o contato com novas metodologias e estratégias de ensino, por meio das trocas de experiências, apresentações de ideias e projetos.
“Diante das novas tecnologias, abre-se um leque de possibilidades para se alcançar bons resultados, no sentido de avançar nas práticas pedagógicas de alfabetização. Diante disso, é necessário investir na capacitação de nossos professores, trazendo para eles, meios atrativos que venham facilitar o aprendizado do aluno”, disse a coordenadora.
Alceni Almeida, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor, falou da importância da capacitação para os professores.
“A formação tem um grande valor para o nosso trabalho, porque nos apresenta novas estratégias para aplicarmos em sala de aula. Traz uma amplitude de conhecimentos, que na prática, vai facilitar o alcance dos nossos objetivos de alfabetização dos alunos”, disse a professora.
Ideias simples, como a utilização de materiais recicláveis para a fabricação de joguinhos educativos fizeram parte das metodologias aplicadas pelos formadores.
A formação continuada é indispensável para uma educação ainda mais qualificada e completa aos estudantes, promovendo assim, impactos positivos em toda a comunidade escolar.
Programa Criança Alfabetizada
É um dos programas educacionais gerenciados pela SEMED, instituído pela Lei 2.448 de 02 de dezembro de 2019, que institui o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios que aderirem ao Colabora Amapá Educação.
A iniciativa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico a esses municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na Educação Infantil e na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem e garantindo a equidade no ensino.
| Fotos: Merlin Pires/PMM