Macapá Verão 2024: Prefeitura celebra cultura regional no 1° Verão Afro

Evento reuniu artistas da música, dança, capoeira e artesanato afro, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda de Nazaré da Silva Ramos

Por Etienice Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Grupo de capoeira em apresentação no 1° Verão Afro do Macapá Verão 2024 | Foto: Jesiel Braga/PMM

Foi realizado, nesta quinta-feira (4), o Verão Afro, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, no bairro Laguinho. A programação faz parte do Macapá Verão 2024, que reuniu famílias macapaenses, representações artísticas e culturais. O propósito do evento é apresentar diversos segmentos artísticos e culturais, como música; capoeira; dança e artesanato.

É uma iniciativa da Prefeitura de Macapá que demonstra compromisso em apoiar o enriquecimento cultural e o reconhecimento das tradições únicas do estado.

Os participantes prestigiaram apresentações musicais do DJ Savio MT; Sambart e Afro Brasil e dos grupos de capoeira Quilombo do Brasil; Harmonia Arte Capoeira; Arte que encantou o mundo; Professor Meia Noite; Origem Brasileira; Analu Maculelê Luta Guerreira; Paulo Cesar (Mestre Fofão); Mestre Grilo e Capoeira em ação transformando vidas.

A pequena Jamile Mafra, conhecida pelo apelido de “Jaja”, expressou entusiasmo pelo evento Verão Afro, que combina diversas atividades culturais. “Já me apresentei em eventos como esse duas vezes. É muito bom para gente da capoeira ter essa oportunidade”. Jaja faz parte do grupo “Harmonia, Arte e Capoeira”, um dos 20 segmentos locais da cultura inclusos na programação de verão da Prefeitura de Macapá.

Na dança, também não faltou atração. Entre os artistas credenciados pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), por meio do edital 003/2023, está a Companhia de Dança Afro Maracá. O grupo realizou uma apresentação envolvente, que encantou os participantes e o casal de professores Cleia Rosa e Elton Ferreira.

“Estava com saudades de uma roda de marabaixo e outras representações artísticas de danças afro. Acompanhar mais uma programação da prefeitura, que valoriza nossa cultura, foi incrível”, disse Cleia.

Elton também elogiou a programação e destacou a importância da difusão da cultura negra. “É um atrativo turístico que valoriza a arte, a capoeira, o batuque e o marabaixo, que são símbolos de orgulho para nossa população”.

A empreendedora Franceli Soares, artesã credenciada pelo Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Improir), destacou a importância dos eventos promovidos pela prefeitura, como feiras de artesanato afro. “Os eventos promovem sustento para as famílias e valorizam a cultura afro-brasileira”, ressaltou.

Além da dona do Ateliê By France, artesãos como Zizi Artes das Mãos; Claudia Penafart, Artesão Criolo; Ateliê Hobby Artesanato AP; Maycon Brendo e Marlene Ferreira Andrade estiveram presentes no evento.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Luara Albuquerque, fez o convite para a população de Macapá. “O Verão Afro está lindo e ocorre todas as quintas-feiras, até o final de julho, com capoeira, marabaixo, artesanato e muita festa para o nosso povo”, conclui.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM