Macapá receberá reforço da arborização com 10 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas

Cinco mil mudas serão distribuídas para a população; a solicitação deve ser feita pelo contato (96) 99105-9903. Outras cinco mil plantas serão inseridas em locais públicos, como praças e ruas

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mudas de plantas | Foto: Júnior Dantas/PMM

Neste sábado (11), a gestão municipal lançou o novo programa de arborização com o objetivo de ampliar o número de espaços verdes. Para isso, 5 mil mudas serão distribuídas para a população; a solicitação deve ser feita pelo contato (96) 99105-9903. Outras 5 mil plantas serão inseridas em locais públicos, como praças e ruas.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, informou que a ação de plantio ocorrerá em um momento ideal, com maior umidade do solo e temperatura suave, favorecendo o crescimento saudável das plantas devido às chuvas.

”Hoje, iniciamos a nossa campanha municipal de arborização para tornar a cidade mais verde e arborizada”, contou Furlan.

A execução do plano de arborização Macapá Mais Arborizada é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), com a doação das mudas. Das 10 mil mudas, 5 mil irão para os munícipes que solicitarem as plantas.

Entre as plantas disponíveis estão árvores nativas, frutíferas e exóticas, como espécies de ipês (amarelo, branco, rosa e roxo), flamboyants (amarelo e vermelho), pau-brasil, andiroba, cedro e samaúma.

Espécies frutíferas também vão compor os espaços da cidade, como árvores de manga, jambo, goiaba, abacate e caju. Além disso, plantas ornamentais, como palmeiras imperiais, rabo de raposa e coqueiros, também fazem parte do projeto.

Como vai funcionar o programa Macapá Mais Arborizada?

O munícipe pode retirar sua muda no Horto Municipal, localizado no Ramal da União, 1800, Polo Hort Frut – Fazendinha.

A Semam orientará os beneficiados sobre o plantio adequado e os cuidados necessários para garantir que as plantas cresçam de forma saudável e possam oferecer sombra, conforto térmico e outros benefícios à comunidade.

Confira mais fotos | Fotos: Júnior Dantas/PMM