Macapá recebe 1ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva para geração de renda criativa

O evento acontece na UNA no próximo sábado (4). Nessa primeira etapa 19 comunidades irão participar do evento.

Por Amelline Borges - Vice-prefeitura de Macapá

A Prefeitura de Macapá, Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Amapá (Conaq/AP), Equipe de conservação da Amazônia (Ecan) e União dos Negros (UNA) realizam a primeira Feira Quilombola Cadeia Produtiva: Geração de Renda Criativa. 

A ação acontece com articulação da vice-prefeitura e tem o objetivo de ser vitrine de produtos produzidos pelas comunidades negras do município. Nessa primeira etapa 19 comunidades irão participar do evento.

A feira acontecerá no próximo sábado (4) de setembro, na sede da UNA, das 8h30 às 19h. 

De acordo com a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, a ação tem como meta levar o apoio às comunidades rurais quilombolas do município.

“Nossa missão enquanto poder público é viabilizar meios para que as comunidades, que não pararam nem no auge da pandemia, possam fazer o escoamento de seus produtos, trazendo a geração de renda e autonomia aos produtores”, destacou Mônica.

Serão comercializados diversos produtos artesanais, como farinha, tucupi, açaí, tapioca, molhos de pimenta, hortifruti, a famosa gengibirra, além de biojoias, moda-afro; com trabalho de tranças e roupas e muito mais.

“São muitos ganhos, o primeiro é a revitalização do espaço da UNA, a casa das comunidades quilombolas. O segundo é a possibilidade de abertura de uma rota de negócios do que é produzido pela nossa gente, é realmente uma vitrine da geração criativa dos povos tradicionais e a valorização que esse momento traz”, comemorou a presidente do Conaq/AP, Núbia Souza.

Segundo dados do Conaq-AP, aproximadamente 60% do orçamento gerado ao Estado veio através dos produtos produzidos pelas comunidades. Entre eles, cerca de 255 toneladas de farinha, que também são exportadas para outros estados.

A 1ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva: Geração de Renda Criativa será aberta ao público, seguindo as normas e orientações de combate a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório.