Macapá inicia implantação de canal de atendimento para marcação de consultas nas unidades de saúde

Serviço será ofertado nos próximos meses, como parte do pacote de informatização da rede municipal de saúde.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Central de atendimento auxiliará à população na marcação de consultas | Foto: Rogério Lameira/PMM

A informatização da rede municipal de saúde na capital avança em mais uma fase. A Prefeitura de Macapá está implantando uma central de atendimento por telefone, que auxiliará a população na marcação de consultas de maneira rápida e prática, sem sair de casa. Os pacientes também poderão acompanhar a solicitação no site da instituição, em uma aba específica que está sendo formulada.

A iniciativa da Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), objetiva agilizar o procedimento. A central terá um número único para marcação de consultas para qualquer unidade da rede municipal de saúde.

‘’Isso mostra maior confiabilidade, pois a inovação facilitará a vida do cidadão, uma vez que os serviços públicos de saúde estarão na palma da mão. O sistema permitirá rapidez, transparência e comodidade, principalmente para as pessoas que não podem se deslocar. Lembrando que o serviço de forma presencial será mantido”, explica o subsecretário de Tecnologia da Informação, Sérvulo Pereira.

A expectativa é de que o programa entre em funcionamento durante os próximos meses, sendo mais uma maneira de ter acesso ao serviço de saúde, que também continuará sendo realizado de forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“O sistema funcionará com um Call Center. O paciente poderá acompanhar do seu smartphone a solicitação através do site institucional, visualizando a data, a hora, o local e o profissional que irá atendê-lo’’, destaca Felipe Athar, gerente de projetos da Cellent, empresa responsável pela implantação do sistema.

O programa está sendo executado em módulos. A UBS Padre Raul Matte já está totalmente integrada. As UBSs Rosa Moita e Raimundo Hozanan serão as próximas a serem agregadas ao sistema, que atenderá todas as Unidades Básicas de Saúde e ainda o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

Saúde conectada
Outra medida de investimento na informatização da rede municipal de saúde já realizada pela Prefeitura de Macapá é o Prontuário Eletrônico. A atividade conta com 86.908 mil usuários cadastrados e está disponível para 10 unidades de saúde da capital, além do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

O serviço objetiva integrar as informações do paciente em ambiente virtual, para que os profissionais de saúde da rede tenham acesso a todo histórico de consultas, exames e vacinas do paciente.