Macapá é o primeiro município do Amapá a aderir ao programa ‘Famílias Fortes’ do Governo Federal

O programa atenderá famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Por Alexandra Flexa - Secretaria Municipal de Assistência Social

Macapá aderiu a dois programas do Governo federal | Foto: Júnior Dantas/PMM

A Prefeitura de Macapá foi a primeira do estado a aderir ao programa “Famílias Fortes”, do Governo Federal. Durante a cerimônia nesta quinta-feira (30), na Sala Calçoene, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), o Município também recebeu o certificado do programa “Mães do Brasil”.

A assinatura de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi feita pelo secretário municipal de Assistência Social (Semas), Gracinildo Nunes. O programa é mais uma estratégia adotada para o acompanhamento das famílias no campo da prevenção.

“O Famílias Fortes vem de encontro com os objetivos da Assistência Social. Vamos trabalhar esses vínculos através da prevenção de situações de risco, com o objetivo de aproximar a criança, o adolescente e o adulto da família para um convívio saudável”, afirmou o gestor. 

O diretor de Desenvolvimento, Formação e Fortalecimento da Família, do Ministério, Marcelo Couto Dias, destaca a importância do projeto para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, além do crescimento e o desenvolvimento das pessoas.

“Quando a família é forte, ela trabalha melhor, ela vive melhor e tem mais acesso a oportunidades que geram crescimento de todos as pessoas que estão nesta família”, disse. 

Cerimônia contou com representantes do Governo Federal | Foto: Júnior Dantas/PMM

Famílias Fortes 
Trabalha o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. Além disso, ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de relacionamento e comunicação; mostra aos pais a importância de apoiar seus filhos; ajuda os pais a disciplinar e a orientar seus filhos de forma eficaz; orienta os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais; e ensina os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos. 

Mães do Brasil 
O evento contou com a presença da diretora do Departamento de Promoção da Dignidade da Mulher da Secretaria Nacional de Políticas das Mulheres, Elizabeth Maulaz Lacerda Ferreira. a gestora explica que o ‘Mães do Brasil’ consiste em uma estratégia de promoção de políticas públicas destinadas à proteção integral da dignidade das mulheres, a fim de ampará-las no exercício da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos.  

“A mãe é o início de uma vida. A mulher mãe gera o milagre de gerar uma vida. Com o compromisso e respeito ao que a mulher mãe representa, e da força geradora que toda mãe significa, que é nosso dever garantir os direitos da mulher enquanto mãe”, destacou. 

Os objetivos do programa também contemplam a integração de políticas públicas e fomento de ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável; o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.