Macapá é um dos sete municípios do estado do Amapá, que conquistaram o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Selo UNICEF), resultado divulgado nesta quarta-feira (6), no portal de notícias do órgão internacional, no Brasil.
De acordo com dados do portal UNICEF, a capital é uma das cidades que se destacam na luta contra o abandono escolar, com resultados ainda melhores que a média nacional. Enquanto no Brasil a queda foi de 38% entre 2019 e 2023, nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, a redução chegou a 47%. Esse sucesso demonstra o impacto positivo das ações da gestão municipal com intuito de garantir o acesso à educação e um futuro promissor para crianças e adolescentes.
Para chegar a este resultado, a Prefeitura de Macapá e a Comissão Intersetorial formada pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), se empenharam em cuidar bem da primeira infância e melhorar a educação nas unidades de ensino do município. Investindo na infraestrutura escolar, segurança alimentar, saúde física e mental das crianças, facilitando acesso a projetos de aprendizagem, esportivos e inclusivos. Garantindo proteção social às famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, explicou que nesta gestão, houve três etapas do selo UNICEF em Macapá. A primeira aconteceu em 2021, com o planejamento das ações a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes, em parceria com os órgãos envolvidos.
A segunda etapa ocorreu em 2022, com a execução do projeto. E a terceira, em junho deste ano, com a apresentação dos resultados alcançados a partir da implementação das ações de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
“As estratégias executadas junto ao público-alvo atenderam às metas estabelecidas e resultam, hoje, na conquista do Selo UNICEF. Uma grande alegria para todos os envolvidos com as políticas públicas municipais, para uma educação de qualidade, saúde e segurança de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Millor.
Os demais municípios do estado que também conquistaram o Selo Unicef foram Amapá; Pedra Branca do Amapari; Laranjal do Jari; Porto Grande; Santana e Vitória do Jari.
Ao participarem do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população sem seus territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.