Jornada Pedagógica 2024 aborda estratégias de incentivo ao empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino

Palestra direcionada aos professores da EJA apresentou possibilidades para criação de projetos que estimulem os estudantes a empreenderem

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Merlin Pires /PMM

Em continuidade à programação da Jornada Pedagógica 2024 com a temática “Inclusão e Equidade, compartilhando saberes em contextos educacionais macapaenses”, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (29), uma das etapas do terceiro momento do circuito de capacitações e palestras voltado aos profissionais da educação do município.  O evento aconteceu no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Este momento da Jornada é direcionado aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e trouxe a palestra “Empoderamento Econômico através da Educação: A importância da EJA no Estímulo ao Empreendedorismo”, com a Profa. Ma. Inajara Viana.

Para Inajara Viana, que também é professora na Unifap, os temas apresentados na palestra tratam do sujeito que compõe a EJA, que são os estudantes. “Neste contexto, queremos conhecer o perfil desse aluno, como está a sua vida fora e dentro da escola e tentar juntar a realidade dele, de forma que consigamos engajá-lo nos projetos que serão desenvolvidos no ambiente de ensino”, explicou.

Geovana Ferreira, professora de projetos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neusona, falou da importância de trazer o tema empreendedorismo para a Jornada. “Esta é uma oportunidade a mais para adquirirmos novos conhecimentos e levarmos aos nossos alunos, porque trabalhamos com eles em sala de aula essa parte financeira e econômica. São novas metodologias que estamos vivenciando e que vamos pôr em prática durante o ano letivo, cujos resultados serão expostos na Feira de Empreendedorismo da EJA, em novembro”, complementou.

Monick França, secretária municipal de Educação, destacou a relevância dos temas abordados. “A Inclusão e a Equidade são as grandes temáticas abordadas em todos os momentos da Jornada, considerando a pluralidade que nós temos de alunos, as diversas formas de aprendizagens que eles possuem, porque a gente precisa garantir a educação como um direito de todos, mas também considerar as diferenças na forma de aprender de cada aluno, por isso é tão importante que esses temas sejam discutidos e praticados”, ressaltou a secretária.

 

Segundo a chefe da EJA, Fabiana Feleol, 15 escolas municipais oferecem a modalidade de ensino para jovens e adultos, da 1ª à 4ª fase, e aproximadamente 100 professores dessa modalidade participaram do evento. “O evento de hoje é um espaço para se dialogar o contexto de inclusão, não apenas de pessoas com deficiência, mas também de práticas inclusivas à conjuntura social e econômica desses estudantes da EJA”, esclareceu Fabiana.

A programação da Jornada foi dividida em quatro momentos, distribuídos em datas alternadas do mês de fevereiro e início de março, com intuito de atender os profissionais, de forma mais organizada, de acordo com suas áreas de atuação.

| Fotos: Merlin Pires /PMM