Improir cumpre primeira etapa de distribuição da cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ nas escolas municipais de Macapá

Ao todo, a rede municipal de ensino possui 99 escolas ativas, destas, 65 escolas municipais já foram beneficiadas nesta primeira etapa.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

As escolas da rede municipal de ensino ganharam um novo instrumento didático sobre a cultura afromacapaense. Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Macapá encerrou a primeira etapa de distribuição da cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’, produzida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

O cronograma de distribuição iniciou no dia 27 de agosto, na escola Municipal Joanna Santos, localizada na Comunidade Quilombola do Curiaú. Ao todo, a rede municipal de ensino possui 99 escolas ativas, espalhadas pelas zonas urbanas e rurais. Destas, 65 já foram beneficiadas nesta primeira etapa.

A cartilha deseja fortalecer a educação básica, no intuito de evidenciar a identidade atrelada às raízes do povo macapaense. Com isso, os professores poderão desenvolver um método de inclusão do material em seu planejamento pedagógico.

‘’Vamos utilizar a cartilha de diversas formas. No primeiro momento, promoveremos um planejamento com os professores, para assim, cada um trabalhar em sala de aula com os alunos nas disciplinas de história e artes ou através de projetos culturais, por exemplo. Isso permitirá a participação mais efetiva das crianças’’, conta a coordenadora pedagógica da escola Paraíso das Acácias, Gerley Castro.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, a intenção é levar o material didático além da zona urbana, atingindo também as escolas rurais e distritais do município.

‘’A cartilha é um instrumento educacional importante. Ela narra o Ciclo do Marabaixo, uma tradição marcada pela resistência e religiosidade, um resgate à cultura afromacapense. Neste primeiro momento, realizamos a entrega nas escolas da zona urbana, mas futuramente iremos para os distritos, fazendo valer a lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-brasileira’’, destaca.

Cartilha
A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ foi produzida em conjunto com os grupos marabaixeiros que realizam anualmente o Ciclo do Marabaixo. O material conta com 4 ladrões de marabaixo, sendo que um composto especialmente para a cartilha, produzido pela cantadeira Priscila Silva.

O material também é composto por um CD com narração para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e um DVD com documentário especial com os grupos marabaixeiros, sobre o processo de criação que durou cerca de 6 meses.

O objetivo é ensinar de forma lúdica os conceitos tradicionais que são repassados durante o Ciclo do Marabaixo, um importante momento que celebra a manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.