‘Histórias ajudam a ensinar coisas boas’, diz mãe durante programação educativa no Bioparque da Amazônia

Dia Internacional do Contador de Histórias contou com uma programação especial para o público infantil.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Lindaci Pacheco ao lado dos filhos Ana Beatriz e Pedro Eduardo | Foto: Aline Paiva/PMM

‘’Histórias ajudam a ensinar coisas boas’’, disse Lindaci Pacheco, de 29 anos, mãe de dois alunos da Escola Municipal Caetano Dias Tomaz, durante a programação educativa realizada no Bioparque da Amazônia. Neste domingo (20), Dia Internacional do Contador de Histórias, a criançada viveu um momento mágico no parque.

Lindaci é mãe da pequena Ana Beatriz, de 8 anos, e do Pedro Eduardo, de 6 anos, que tem autismo. A dona de casa foi convidada pela escola a participar da atividade, uma forma de integrar a comunidade escolar com as famílias.

‘’Sou mãe de uma criança autista e sei que as histórias são boas, ajudam a explicar certas coisas do dia a dia. Meu filho enxerga o mundo de outra forma, por isso acho importantes esses tipos de atividades. Já viemos outras vezes no Bioparque e as crianças adoram’’, conta.

Cerca de 15 alunos participaram da programação pedagógica, feita com intuito de incentivar a criatividade. As ações que integram as instituições de ensino municipais fazem parte do projeto Circuito do Conhecimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A professora Jane Silva Lopes, que trabalha há 23 anos na Escola Caetano Tomaz, destaca que ações fora do ambiente escolar são importantes para o desenvolvimento das crianças.

“Trazer os alunos para um ambiente externo é necessário, principalmente agora com a melhora da pandemia, pois crianças ficaram muito tempo em casa. A visita no Bioparque possibilita conhecimento, tanto ambiental e hoje cultural, com a contação de histórias”, comenta.

Programação
Os contadores de histórias Fábio Souza, conhecido como ‘Tio Nescal’, e Izete Souza, especialista em gestão escolar, foram os responsáveis pela manhã cheia de surpresas.

“Hoje no nosso dia me sinto feliz em proporcionar este momento lúdico para as crianças. Contamos histórias educativas, para que elas adquiram uma mensagem para vida. Nossa função é proporcionar um faz de conta, deixando as crianças viverem este momento tão especial que é a infância”, ressalta Tio Nescal.

A apresentação cultural aconteceu nos Jardins dos Poetas e no Sensorial, ambos com acesso pela Trilha Sacaca. Livros, brincadeiras, músicas infantis, fizeram parte do cenário em que a imaginação vira realidade.

Após as brincadeiras, as crianças participaram de uma visita guiada com um guarda-parque, para explanações sobre a importância do meio ambiente e também da fauna e flora presente na unidade.

No período da tarde, a partir das 15h, o Jardim dos Poetas também recebe uma atração cultural. A artista amapaense Carla Nobre fará declarações de poesia destinada ao público em geral.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de florestas, no meio do centro urbano de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. O parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.