‘Foi emocionante participar e ganhar’, diz professor no arremesso ao alvo às cegas do Macapá Verão 2022

Modalidade esportiva inclusiva busca a visibilidade social e o incentivo a qualidade de vida.

Por Lana Dantas e Gil Borges - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Modalidade esportiva inclusiva busca a visibilidade social | Foto: Júnior Dantas/PMM

A Prefeitura de Macapá proporcionou neste domingo (17), no Complexo do Araxá, um momento de lazer e descontração para os praticantes do jogo de arremesso ao alvo às cegas. A modalidade esportiva inclusiva busca a visibilidade social, e o incentivo a qualidade de vida.

 “Estamos aqui promovendo esse momento de lazer e inclusão, para mostrar à sociedade um pouco da realidade de pessoas que possuem deficiência visual. É uma forma de sensibilizar em relação às dificuldades que elas encontram no dia a dia”, destaca o coordenador municipal de Pessoas com Deficiência e Idoso, Ruan Lincoln.

A atividade esportiva direcionada a todos os públicos envolveu jovens, adultos e crianças. O sinal sonoro indicava a hora de arremessar a bola em direção aos círculos. Com direito a três tentativas, o professor de educação especial, Jodoval Farias, 47 anos, foi um dos vencedores da competição.

“O momento de descontração foi uma forma de criar um tipo de distração para envolver as pessoas com deficiência visual, e também para aquelas que enxergam mesmo vendadas. Foi emocionante participar e ganhar”, comemora.

A ação fez parte da programação do Macapá Verão 2022, maior evento cultural, esportivo e de empreendedorismo da cidade.

“Achei muito importante essa vivência. Hoje as pessoas puderam conhecer um pouquinho sobre como é o mundo da pessoa que não enxerga. Que elas tenham mais empatia conosco”, reforça a professora Rosenilda Costa.

Momento de lazer e inclusão foi realizado no domingo (17) | Foto: Júnior Dantas/PMM