FectiMac: live com estudantes, professores e cientistas marca o primeiro dia de exposição virtual de projetos científicos

Nesta quarta-feira (27), os projetos apresentados foram de estudantes do Ensino Fundamental II, de campos como saúde, biologia, natureza, sociologia, engenharia.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Luz, câmera, ação! A 1ª Feira Virtual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) iniciou na tarde desta quarta-feira (27) em grande estilo com uma live transmitida pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no YouTube.

A cerimônia de abertura foi marcada pela participação de pesquisadores-mirins da rede municipal de ensino, professores-orientadores, cientistas e a equipe gestora da Semed, como o secretário municipal de Educação, Edielson Silva, o subsecretário de Planejamento e Gestão, Diego Santos, e a coordenadora de Gestão Educacional, Simone Freitas.

“Só o fato de termos o apoio do CNPq, tanto as comunidades escolares como acadêmicas entendem que este selo na feira de ciências significa um trabalho sério que possui musculatura. A ciência não deve ser uma atividade exclusiva da universidade, por isso a Prefeitura e a Semed estão promovendo a ciência desde os primeiros anos da vida estudantil”, destacou o secretário Edielson Silva.

“A Prefeitura de Macapá não tem medido esforços para oferecer mecanismos e estruturas para que possamos desenvolver uma Educação de excelência, e os alunos, diretores, corpo técnico e profissionais da educação são os grandes protagonistas dessa história. É através do incentivo à pesquisa que vamos colher os melhores resultados, hoje é um dia feliz para a educação municipal e também estadual, pois um dia esses estudantes irão para as escolas estaduais”, afirmou o subsecretário Diego Santos.

A live teve quatro horas de duração e exibiu uma palestra que abordou o tema ‘Escola, aqui se ensina porque se pesquisa’. Os palestrantes Antônio Carlos Pavão e José Breno da Cruz, de Pernambuco e Rio Grande do Sul, respectivamente, são referências no campo das feiras científicas Brasil afora. Eles realizaram diversos experimentos para incentivar professores a inserirem dentro das salas de aula métodos científicos para tornar os conteúdos da matriz curricular da Educação Básica mais atrativos aos estudantes.

“Esta primeira feira deixará uma marca muito importante na Educação de Macapá, que é a de trazer a criança para a pesquisa. Fomos acostumados a achar que criança não faz pesquisa, sendo que elas possuem todas as características de um cientista. A FectiMac traz um gás novo, inserindo também estudantes da Educação Infantil”, disse a coordenadora Simone Freitas, idealizadora da FectiMac.

“A curiosidade das crianças é nata, fazem muitas perguntas e temos aproveitado isso para desenvolver projetos como os que vamos expor e muitos outros projetos no qual já fazíamos, mas estávamos parados por conta da pandemia. As crianças adoram participar desse tipo de evento e essa é a melhor idade para se começar na ciência e na pesquisa”, frisou a coordenadora pedagógica da EMEI Meu Pé de Laranja Lima, Livaneide Góes.

Ao final, a programação também permitiu que os espectadores da live pudessem ver alguns trabalhos que foram expostos e avaliados em salas privadas da plataforma Google Meet. No primeiro dia, os projetos apresentados foram de estudantes do Ensino Fundamental II, nos mais variados espectros da ciência, como saúde, biologia, natureza, sociologia, engenharia, entre outros.

Sobre a FectiMac
A FectiMac tem o objetivo de incentivar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização e iniciação no universo da ciência. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e expõem de 27 a 30 de outubro, as produções de trabalhos elaborados pelos participantes, através do canal oficial do evento no YouTube e salas do aplicativo Google Meet.

As atividades transmitidas pelo YouTube serão livres para todos os públicos, já os links das salas do Google Meet serão enviados apenas aos estudantes que irão se apresentar e aos avaliadores. No entanto, todos os conteúdos das salas serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube.

Participação dos Estudantes
Foram ofertadas 50 vagas para estudantes de qualquer rede de ensino, seja pública ou particular de todo o país, sendo 10 para educação infantil, 20 para ensino fundamental I e 20 para ensino fundamental II. Os melhores trabalhos receberão prêmios.

Todos os participantes da FectiMac receberão certificado de participação. A feira também irá premiar com troféus, medalhas e outros presentes, os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes da Educação Infantil, e do Ensino Fundamental I e II, em cada área do conhecimento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FECTIMAC NOS PRÓXIMOS DIAS

28 DE OUTUBRO DE 2021 – Acompanhe em  https://youtu.be/BqCjL8jm3wk
16h – Oficina: ‘Robótica para criança’
Palestrante: Professor Ms. Dimitri Alli Mahmud (Ifap)
Mediadora: Professora Ms. Izabel Oliveira (Semed)
17h – Palestra: ‘Iniciação Científica na Educação Infantil’
Palestrante: Professora Ms. Alessândra Corrêa (RS)
Mediadora: Professora Ms. Nádia Serique (Semed)
18h – Apresentação pública e avaliação dos projetos da FectiMac 2021 – salas virtuais do Google Meet

29 DE OUTUBRO DE 2021 – Acompanhe em https://youtu.be/JYzmd2p-7qE
10h – Mesa redonda: Iniciação Científica na Educação Básica
Palestrantes: Professora Dra. Sabrine Amaral – Parobé (RS); Professora Ms.
Rosana Chernichiarro – Coordenadora da Feira de Conhecimento (Fecon)
Recife (PE); Professora Dra. Simone do Socorro Freitas do Nascimento (Semed).
Mediador: Professor José Breno da Cruz – Montenegro (RS)
16h às 19h – Apresentação pública e avaliação dos projetos da FectiMac 2021 – salas virtuais do Google Meet

30 DE OUTUBRO DE 2021 – Acompanhe em
https://youtu.be/TOVmQ3Glxps
16h às 19h – Cerimônia de Premiação e Encerramento da FectiMac