‘Falta de planejamento levou meu negócio à falência’, diz mulher em ação social no Conjunto Habitacional Jardim Açucena

Programação promoveu o empreendedorismo feminino e atendimentos de saúde, lazer, bem estar e beleza

Por Mônica Silva e Wellington Diego Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Dona de casa Maria Nilzarina Ferreira teve acesso a consultorias sobre gestão | Foto: Semtradi/PMM

“Eu tinha meu próprio negócio e depois de um ano o faturamento caiu. As dívidas começaram a ficar altas e os atrasos nos pagamentos foram inevitáveis. Fechei as portas por falta de gerenciamento e recursos. Agora estou tentando um recomeço e aqui recebi orientações para empreender com sucesso”, relata a dona de casa Maria Nilzarina Ferreira, de 38 anos.

Ela participou das Consultorias de Carreiras, Gestão de Negócios e Educação Financeira durante a ação do ‘Elas em Movimento’. A programação aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), Conjunto Habitacional Jardim Açucena, na zona sul da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Macapá acontece até o fim de março vai oferecer serviços em diversas áreas para o público feminino.  

No Conjunto Habitacional Jardim Açucena o evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e cerca de 60 mulheres tiveram orientações sobre independência financeira, meios para captação de recursos e acesso às linhas de crédito, que são viabilizadas pela pasta por meio de parcerias e programas destinados ao desenvolvimento econômico. Além disso, também foram disponibilizados serviços de saúde, beleza e bem estar.

Há três anos a costureira Vera Lúcia Costa de Oliveira, vende confecções na Feira do Empreendedor, que acontece às quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h no conjunto.

“Aproveitei a movimentação para expor minha mercadoria e recebi atendimento de saúde, lazer, esporte, bem estar e beleza. Além disso, busquei informações sobre métodos de exposição e vendas e a respeito de como gerenciar melhor meu negócio. Foi um atendimento que me ensinou o que devo aprimorar”, comenta.

Já a dona de casa, Eliana Ribeiro da Silva, de 52 anos, reservou a manhã para relaxar. Ela recebeu massagem, ventosaterapia e aproveitou a ocasião para participar das aulas de zumba e cortar os cabelos. “Eu estava ansiosa durante a espera da programação. Fui muito bem atendida. Eu precisava de um dia assim”, conta.

O titular da Semtradi, Augusto Félix, explica que a proposta das consultorias é garantir o atendimento especializado, focado na melhoria dos negócios, além de proporcionar momentos de descontração com outros atendimentos com atividades esportivas, de lazer, beleza e saúde. “Fizemos uma boa ação e ela teve a aceitação positiva junto às mulheres que participaram”, destaca.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação