Estudantes de Escolas Municipais de Macapá participam das Olimpíadas do Conhecimento no Estádio Glicério de Souza Marques

Cerca de 180 alunos, de 20 escolas municipais, participaram nas modalidades de redação, xadrez, natação e corrida e foram premiados com medalhas e certificados

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Olímpiadas do Conhecimento, modalidade Corrida | Foto: Andreia Tavares /PMM

Na manhã deste sábado (1º), a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED) e de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou as Olimpíadas do Conhecimento com o tema “Minha Cidade é Tão Linda”, no Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, centro da capital.

O evento, voltado para alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino (PcD e não PcD), contou com a participação de 20 escolas, que inscreveram cerca de 180 estudantes nas atividades de redação, xadrez, natação e corrida.

Os alunos classificados em suas categorias receberam medalhas e certificados de participação. Professores orientadores das redações selecionadas pela SEMED também receberam medalhas e certificados.

Madson Millor, secretário municipal de educação, explicou que as seletivas do projeto aconteceram desde o início do mês de maio, nas escolas do município, especialmente, o concurso de redação com o tema Minha Cidade é Tão Linda. “Cada escola realizou sua seletiva de redação. Foram 53 redações inscritas e 4 delas foram as vencedoras”, Madson ressaltou alguns dos objetivos do projeto que não estão relacionados apenas à competitividade, mas ao senso de realização, autoconfiança, enfrentamento de obstáculos e superação de desafios.

De acordo com o secretário, esta é a primeira edição das Olímpiadas envolvendo as escolas municipais do 5º ano do ensino fundamental.

A Poesia “Se essa cidade fosse minha” da aluna Lívia Isabela Nascimento, de 10 anos, estudante da escola Odete de Almeida Lopes, foi uma das vencedoras na categoria de redação. No texto lúdico, a estudante expressou todo o seu amor pela cidade de Macapá.

“Me sinto orgulhosa de mim mesma por escrever essa poesia. Eu nunca havia escrito nada parecido e o concurso de redação despertou isso em mim. Pretendo continuar escrevendo de agora em diante”, disse a menina, expressando verdadeiro contentamento.

Já o estudante Gustavo Freitas, de 13 anos, estudante da escola Paraíso das Acácias, foi um dos vencedores de sua categoria, na natação. “Estou muito feliz em ter chegado em 1º lugar. Estou gostando muito de participar das Olímpiadas”, disse o garoto.

A vencedora do campeonato de xadrez foi a aluna Yohana Queiroz de Carvalho, da escola Caetano Dias Tomaz.

Charlles Sampaio, secretário municipal de esporte e lazer (SEMEL), falou da importância de apoiar projetos que incentivam a educação e as atividades esportivas. “Nós sabemos como o esporte aliado à educação formam grandes cidadãos. E esse é um compromisso da gestão municipal em todos os aspectos que favoreçam o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, destacou o secretário da SEMEL.

De acordo com o coordenador do evento, Flávio Ramos, esta foi a primeira de muitas outras Olimpíadas do Conhecimento, que serão realizadas pela SEMED.

A iniciativa contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entre outras instituições do município.  

Sobre o projeto

As Olímpiadas do Conhecimento visam promover o desenvolvimento de habilidades para a investigação, senso crítico e interatividade, possibilitando a promoção do conhecimento científico no cotidiano dos estudantes, cujo tema do projeto, incentiva a valorização dos pontos turísticos da cidade de Macapá.

| Fotos: Andreia Tavares /PMM