Escola municipal de Macapá realiza aula em campo na Fortaleza de São José alusiva ao Dia da Consciência Negra 

Cerca de 60 alunos do 3º ao 5º ano, da escola municipal Hildemar Maia, participaram da aula, que abordou a importância do povo negro na história do Brasil

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Aula em campo na Fortaleza de São José de Macapá | Foto: Arthur Alves /PMM

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. E para contextualizar o significado desta data tão importante, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hildemar Maia, realizou na manhã desta sexta-feira (17), uma aula em campo para aproximadamente, 60 alunos, no monumento histórico Fortaleza de São José de Macapá, área central da cidade.

O objetivo da aula, nas palavras do professor e historiador, Fabio Paixão, que também é o idealizador do projeto, é trazer conhecimentos, sobre a importância da história do povo negro no estado do Amapá. “Um povo que não conhece a sua história, está fadado ao fracasso. É importante que eles celebrem a data, tendo conhecimento do significado daquilo que estão celebrando, para que eles saibam da importância do negro na história do Brasil”, destacou o professor.

Durante a visita, as crianças puderam entender melhor sobre a construção da Fortaleza, e sobre os trabalhos pesados que eram atribuídos aos escravos negros e indígenas, além de conhecerem a função de cada compartimento da fortificação.

Francimeire Marques, mãe do aluno Caio Marques, de 9 anos, falou sobre a importância da escola em trazer os alunos para as aulas em campo, principalmente, considerando a inclusão de crianças atípicas, como é o caso de seu filho. “Embora meu filho tenha autismo não verbal, sempre que ele vem para as aulas em ambiente externo, percebo nele a alegria em poder socializar com coleguinhas e professores com maior liberdade de interação”, disse a mãe do menino.

A diretora da Emef Hildemar Maia, Brenda Vilhena, ressaltou que as aulas em campo, tem sido uma estratégia pedagógica para um melhor desenvolvimento dos estudantes e que isso reflete positivamente na assimilação dos conteúdos apresentados.  “A escola tem essa preocupação de trazer conteúdos relevantes para o aluno, e as aulas em campo tem sido uma ferramenta poderosa para somar no desenvolvimento das nossas crianças em relação aprendizado proposto pelos professores”, disse a diretora.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. O dia 20 de novembro é feriado no estado do Amapá.

Mais sobre a Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII. Erguida com o propósito de defender a Amazônia, em especial diante da perspectiva de uma invasão francesa, ocupa uma extensa área na margem esquerda da foz do Rio Amazonas.

Fundada em 1758, tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 22 de março de 1950. É uma das Sete Maravilhas do Brasil, em eleição promovida pela revista Caras e o banco HSBC, em 2008. Hoje é um dos principais pontos turísticos do Amapá.

Confira mais fotos