Escola municipal de Macapá celebra ‘Festa do Folclore’ com danças e contação de histórias

A programação teve o objetivo de estimular a identidade cultural amazônica com a comunidade escolar.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Atividade marcou o fim de um mês de programação na escola | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Danças, apresentações teatrais e contação de histórias marcaram esta sexta-feira (2) para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos, localizada no bairro Perpétuo Socorro. Mais de 500 estudantes participaram da “Festa do Folclore”, que veio para estimular a identidade cultural amazônica nas crianças.

A Festa do Folclore marca um mês de atividades na Emei Ana Cristina Ramos e durante o mês de agosto, as turmas do 1° e 2° período trabalharam os temas folclóricos dentro de sala de aula, abordando lendas, músicas e questões socioambientais.

A professora do 2° período, Maria Raimunda, relembra que ninguém da turma com a qual trabalha conhecia a lenda da Pedra do Guindaste, conto tradicional de Macapá. Com isso, ela escolheu abordar o tema com os estudantes, que prepararam uma peça teatral sobre o assunto. A representação teve cenário e trechos musicais, contagiando o público que não economizou os aplausos.

“É muito importante trabalhar na escola a nossa cultura. Aqui eles começam a criar a identidade e entender a própria história. Isso, no processo de ensino aprendizagem, é primordial. Hoje, se você perguntar para qualquer um deles, todos sabem falar sobre a lenda da Pedra do Guindaste”, conta, orgulhosa.

Larissa Magalhães, de 5 anos, interpretou o papel da mulher indígena que, na lenda, dá origem à pedra. A estudante conta que gostou da programação e desde então passou a adicionar o folclore local à sua lista de histórias prediletas. “Agora eu sei que o folclore é importante. Minha lenda favorita é a do boto”, diz.

Todas as turmas da Emei participaram da programação que aconteceu nos turnos da manhã e tarde. O dia ainda contou com um sorteio de brindes para os pais que participaram da atividade.

A coordenadora pedagógica da unidade, Elcione Del Castilo, foi uma das idealizadoras e reforça que o objetivo da ação é celebrar a cultura amazônica. “Os estudantes fizeram trabalhos práticos, utilizando materiais reciclados, como papelão e restos de sucata. Esta foi a grande festa para celebrar todos os conhecimentos obtidos ao longo do mês”, afirma a coordenadora.

Confira como foi a Festa do Folclore na Emei Ana Cristina Ramos Brito: