Equipe do Bioparque faz visita técnica ao Centro de Reabilitação ZooUnama

O local é referência no resgate, reabilitação e soltura de peixes-boi.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A equipe técnica do Bioparque da Amazônia inicia nesta quarta-feira (1) uma agenda de visitas institucionais ao centro de reabilitação e manutenção de animais resgatados, do Zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama), localizado em Santarém. A iniciativa deseja buscar uma cooperação com a instituição, tida como referência em manejo.

Com a visita, a equipe pretende conhecer novas técnicas de manejo, melhorando a estabilização dos peixes-boi que moram no Bioparque. Os animais foram resgatados em situações adversas no Amapá por órgãos ambientais e recebem cuidados nutricionais e de saúde no parque.

“Em reunião com a reitoria da Unama, articulamos uma possível cooperação técnica. Se tudo ocorrer bem, o parque terá um aperfeiçoamento nos cuidados dos mamíferos aquáticos. Já realizamos um trabalho de estabilização dos peixes-boi, junto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, mas nossa intenção é que estes animais retornem ao seu habitat natural”, comenta o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

A agenda se estende até sexta-feira (3). Na oportunidade, a equipe fará visitas às instalações do centro de reabilitação de peixe-boi, para entender todos os procedimentos técnicos no que tange os cuidados desses mamíferos aquáticos, para servir como modelo de implantação no parque.