Entrega da nova Escola Municipal Raimunda de Lima Guedes beneficiará mais de 820 estudantes

27ª Unidade Escolar foi inaugurada nesta sexta-feira (8), no bairro Marabaixo I. Investimento foi de R$ 1.061.061.74 do Tesouro Municipal

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Cerimônia de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (8) | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Macapá entregou – à comunidade da Zona Oeste – a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Raimunda de Lima Guedes totalmente reestruturada, no bairro Marabaixo I. O prédio tem aproximadamente 1.192 metros quadrados de área construída. 

A Unidade Escolar tem 25 compartimentos, como salas de aula, de leitura e do Atendimento Educacional Especializado(AEE); setor administrativo; refeitório; banheiros com acessibilidade; área verde, entre outros espaços. O investimento de R$ 1.061.061.74 é do Tesouro Municipal.

O educandário atende cerca de 820 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª a 4ª fase. Durante a reconstrução – executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) – as aulas ocorriam em um prédio anexo, em frente à Praça Wilk Luiz Barbosa de Assis.

A mãe de duas alunas, Fabíola Lima, ressaltou que o Poder Executivo Municipal deu todo o suporte na mudança e logística. “Esta obra foi bem rápida. Minhas filhas não tiveram problemas com a distância, pois a Prefeitura garantiu o transporte escolar. Elas vão estudar em uma escola nova. Me sinto feliz por isso. É uma oportunidade que não tive quando era mais jovem”, disse.

Ocorreu a cerimônia de entrega da instituição de ensino, com participação do chefe do Executivo, Dr. Furlan (MDB), acompanhado de vereadores e delegação municipal – composta por servidores e secretariado. Imprensa; moradores; pais; responsáveis; alunos; professores e demais funcionários também estiveram presentes. O evento foi traduzido por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“É uma demonstração de vitória. Cada professor ergue a manga da camisa para o trabalho. Todos são merecedores desta conquista. São educadores que abraçam quem é merecedor de respeito”, manifestou a diretora Maria da Conceição.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) avaliou a entrega da 27ª Unidade Escolar. “Que dia especial à educação de qualidade. É com maestria que a gestão une todas as pastas para entregar os benefícios necessários aos munícipes. Escola reconstruída é sinônimo de esperança à Prefeitura e alegria aos pais. A estrutura está qualificada para receber todas as crianças”, frisou Madson Millor Rodrigues.

“Foi difícil levar as crianças para estudar em outro lugar. Contudo, foi necessário devido às condições estruturais. Muitos pais me procuravam para cobrar a nova escola e com razão. O prédio caia aos pedaços. Não inventamos desculpas e resolvemos o problema. As características da gestão são trabalho e resolução de dificuldades”, expressou Dr. Furlan.

Histórico

A instituição foi inaugurada em 14 de março de 2003, pelo ex-prefeito da capital, João Henrique Pimentel. É batizada e homenageia a professora Raimunda de Lima Guedes, falecida aos 48 anos. Dedicou 28 anos de vida à educação e contribuiu para melhoria da qualidade de ensino no Município de Macapá.

Quem é Raimunda de Lima Guedes?

Nasceu em 19 de março de 1954, na cidade de Mazagão-AP. Filha de José Francisco de Lima e Cecília Menção de Lima, foi mãe de três filhos. Ingressou no serviço público municipal em 19 de junho de 1974, como professora. Recebeu, em 1996, Portaria de Elogio – do então prefeito João Bosco Papaléo Paes – pelo compromisso e dedicação à função de educadora.

Assumiu vários cargos, como diretora da EMEF Amapá, de 1977 a 1980; chefe da Semed e chefe da Supervisão e Orientação Escolar. Raimunda sempre procurou o aperfeiçoamento profissional. Antes de morrer, cursava o 3º ano de Pedagogia, na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A última função no serviço público foi no Conselho Municipal de Educação de Macapá (CMEM).

Estrutura tem 25 compartimentos e atende cerca de 820 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª a 4ª fase | Foto: Jesiel Braga/PMM

| Fotos: Jesiel Braga/PMM