Empreendedores são capacitados com técnicas de pintura em tecido pela Prefeitura de Macapá

30 vagas foram ofertadas gratuitamente. Os participantes terão dois dias de oficina e receberão certificado no final

Por Andreia Tavares* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Léa Oliveira foi responsável por ministra a oficina | Foto: Andreia Tavares/PMM

A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) ofereceu nesta terça-feira (23), uma oficina de pintura em tecido. O curso aconteceu no Centro Profissionalizante do Congós. A oficina tem o propósito de capacitar empreendedores na arte da pintura em tecido.

30 vagas foram ofertadas gratuitamente. Os participantes terão dois dias de oficina e receberão certificado no final.

Lídia Araujo, de 53 anos, pedagoga, participa de vários cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura. “É a primeira vez que estou participando de um curso de pintura. Estou gostando muito, essa é mais opção de profissão, empreender”, afirma Lídia.

João Witor, de 23, trabalha como manicure e relata o motivo pelo qual decidiu participar da oficina: “Eu sempre tive interesse por moda e sempre gostei de produzir peças. Ainda não trabalho nesse meio, mas estou me profissionalizando para entrar nesse mercado”, disse.

Rutilena Martel, 53 anos, trabalha como diarista e relata que sempre teve interesse em arte. Já tentou fazer cursos para poder desenvolver seu lado artístico e decidiu fazer a oficina para se profissionalizar: “Vim para me qualificar. Sempre tive o sonho de fazer pintura, e aqui estou tendo mais uma experiência que é com roupa, um tipo diferente de pintura”, afirmou a diarista.

Rutilena Martel/ Foto: Andreia Tavares

Léa Oliveira é estilista e proprietária da marca Camapu, responsável por ministrar a oficina. Ela mostrou às alunas suas técnicas de pintura, que muitas vezes representam o estado. “Com essa oficina, elas podem estar inserindo a pintura nos seus produtos e desenvolvendo alguma fonte de renda, além de entregar um produto mais diferenciado” disse a designer.

Euciane Borges, coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda, falou sobre a importância de oferecer cursos profissionalizantes para os moradores da cidade: “Esses cursos dão a oportunidade de oferecer mais conhecimento para essas pessoas, onde elas podem aplicar esse conhecimento para ter uma renda extra.”

Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social