Em Macapá, Viviane Batidão levanta multidão ao som de bregas marcantes no encerramento do 4º Feirão do Povo

Noite de evento contou também com valorização da gastronomia, cultura, música e economia.

Por Anézia Lima - Fundação Municipal de Cultura

Artista animou o público no encerramento do evento | Foto: Rogério Lameira/ PMM

Ao som das marcantes, músicas autorais, regravações e lançamentos, a cantora Viviane Batidão levantou uma multidão no Mercado Central de Macapá, na noite de sábado (24), no encerramento do 4º Feirão do Povo. Hits do tecnomelody e brega que marcaram gerações, passaram energia ao público que aproveitou a noite para cantar e dançar durante a apresentação da artista. 

Com o show “Rock da Rainha”, Viviane descreveu a emoção de realizar a apresentação em Macapá. “Amo estar em Macapá porque aqui iniciei minha história no tecnomelody. Vocês fazem parte desse momento”, diz. 

A acadêmica de Jornalismo, Beatriz Melo, sentiu a energia da festa e presenciou a valorização da cultura musical regional. “Fiquei muito feliz em saber do show da Viviane Batidão e não poderia faltar. Participo com muita satisfação porque é muito legal ter um evento com música, gastronomia, cultura e agricultura, de forma acessível, no centro da cidade com toda essa estrutura e diversidade na programação, principalmente, pelo resgate do melody e brega”, declara.

Durante a noite de evento, o público contou ainda com uma programação extensa que contava com corredor gastronômico, sons de aparelhagens, circuito de melody, batalha de casais, além de shows de chorinho e pagode.

Em uma mistura de sabores, destacando a gastronomia baiana e amapaense, a cozinheira Ana Gleide Santos, conhecida como Baiana, trouxe as delícias típicas da Bahia e incrementou também o sabor da culinária amapaense. Os pratos de acarajé, cocada, vatapá, macarronada foram um sucesso de vendas. 

“Unindo a movimentação do evento, o bom atendimento e a comida boa, tive muito sucesso na venda dos pratos típicos da Bahia e do Amapá. Nós, empreendedores, precisamos dessa união, desse povão, como diz o próprio nome do evento. Aproveitei o tempo que estava em casa e caprichei no tempero”, comemora. 

Apresentando ao público os passinhos do tecnomelody, os casais de dançarinos Marivaldo e Vitória, Andressa e Gonzaga, e, também, Bibson e Luana foram destaques na super batalha de casais, no Circuito Melody Amapá, recebendo troféus e um valor simbólico.

No entorno do Mercado Central, empreendedores e ambulantes ocuparam as vias para a comercialização de alimentos, bebidas, artesanato, louças e plantas ornamentais. A artesã Marlúcia Nery aproveitou o grande público para vender e divulgar os produtos e peças de artesanato. Para ela, as vendas foram um sucesso. 

“Como a noite foi bem movimentada, a minha barraca está quase limpa e com poucos produtos. Só no primeiro atendimento vendi R$ 250 em peças de artesanato. Essa parceria deu muito certo e estou imensamente feliz”, comenta.

Diversificando a programação, em valorização e incentivo à produção e trabalho  dos empreendedores, a programação contou ainda com comercialização de plantas medicinais e ornamentais. Com o grande número de vendas, a empreendedora Aylla dos Santos precisou fazer duas reposições para sua barraca. 

“O evento superou minhas expectativas, vendi todos os meus produtor e tive que ir em casa buscar mais plantas para fazer reposição na barraca. Consegui arrecadar um bom valor”, comenta entusiasmada. 

O evento contou com o apoio da Fundação municipal de Cultura (Fumcult), das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Iluminação Pública (Semip), de Obras e Infraestrutura (Semob), Direitos Humanos (SemDH) e Zeladoria Urbana. Além dos institutos municipais de Turismo (MacapaTur) e de Promoção da Igualdade Racial (Improir), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).

“A noite foi um sucesso. Recebemos uma multidão de fãs da cultura e música amapaense. O nosso sentimento é de dever cumprido porque conseguimos oferecer aos participantes uma programação que respeita e valoriza os artistas, empreendedores, músicos, feirantes, ambulantes e todos que ajudaram a realizar essa festa tão bonita”, finaliza o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida.