Em Macapá, projeto possibilita que áreas de lixeira sejam transformadas em jardins

Cinco pontos da capital estão sendo comtemplados. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta semana, cincos pontos de Macapá, que antes eram lixeiras, foram limpos e se transformarão em jardins | Foto: Junior Dantas/PMM

As ações de paisagismo pela cidade continuam. Nesta semana, cinco pontos de Macapá, que antes eram locais de lixeiras, foram limpos e se transformarão em jardins. A iniciativa contempla o projeto de revitalização de espaços públicos realizado pela Prefeitura de Macapá.

“Os subprefeitos de cada zona, lotados na Secretaria de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), são responsáveis por localizar as áreas mais críticas, como lixeiras, para receber o serviço. Os moradores também podem solicitar e, conforme cronograma, vamos atendendo. Desde 2021, estamos desenvolvendo esse projeto”, explica a gestora da pasta, Rayssa Furlan.

Paisagismo sendo feito na avenida Tenente Amaral no Bairro Zerão | Foto: Junior Dantas/PMM

A limpeza do local é realizada pela Zeladoria Urbana e o paisagismo é feito pela equipe da Semmopp. No primeiro momento, eles colhem materiais, como pneus e plásticos, realizam pinturas, montam as estruturas. Em seguida, é realizado o paisagismo no espaço.

O trabalho iniciou em cinco novos pontos que estão localizados nas avenidas Tenente Amaral no bairro Zerão, Veiga Cabral e Severino Gomes, ambas no Jardim II, Abacatal no Brasil Novo, e na rua São Paulo que fica no bairro Pacoval.

Pneus reutilizáveis são utilizados na decoração | Foto: Junior Dantas/PMM

Espaços revitalizados
Até o momento, nove espaços foram transformados. Na zona sul, pontos localizados nos bairros Zerão, Muca e Congós receberam o serviço. Já na zona norte e leste, áreas que eram lixeiras, nos bairros Jesus de Nazaré, Pacoval e Brasil Novo foram contempladas. Na zona oeste, foi o bairro do Marabaixo.

O projeto de revitalização também inclui a construção de parquinhos de madeira na Fazendinha e nos Congós, recentemente, a entrega de uma nova ‘pracinha’ localizada as ruas Hildemar Maia e Ataíde Teive, no bairro Santa Rita.

Todas as iniciativas partiram da Semmopp com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e agradável.

Paisagismo feito na Avenida Tenente Amaral no bairro Zerão | Foto: Junior Dantas/PMM
Serviço realizado na Avenida Pinhal no bairro Brasil Novo | Foto: Adevaldo Cunha
Rua Inspetor Aimoré no bairro Zerão | Foto: arquivo/PMM
Pracinha fica localizada entre as ruas Hildemar Maia e Ataíde Teive no bairro Santa Rita | Foto: Junior Dantas/PMM