Espaço público é revitalizado e vira ‘pracinha’ no bairro Santa Rita, em Macapá

O local recebeu serviços de infraestrutura, iluminação e paisagismo. A iniciativa contempla o projeto de revitalização de locais públicos.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Nova Pracinha terá iluminação e paisagismo | Foto: Narah Pollyne/PMM

Macapá terá um novo espaço de lazer para a população. A Prefeitura de Macapá inaugura neste sábado (19), um espaço com calçamento, paisagismo e iluminação. A “pracinha”, como vem sendo chamada, fica entre as ruas Hildemar Maia e Ataíde Teive, no bairro Santa Rita.

A iniciativa faz parte do projeto de revitalização de locais públicos realizado pelo Município e foi um pedido dos moradores durante visita da Secretaria de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) na agenda de domingo, quando o prefeito Dr. Furlan e os secretários municipais percorrem vários pontos da cidade para acompanhar obras e ouvir a demanda a população.

“São pequenas intervenções urbanas, mas que a gente vê que faz a diferença na cidade, deixa Macapá mais bonita e acolhedora. Além disso, beneficia a população, que pode utilizar como espaço de lazer”, destaca a gestora da Semmopp, Rayssa Furlan.

Revitalização foi um pedido dos moradores na tradicional agenda de domingo do prefeito e secretários | Foto: Narah Pollyne/PMM

O local recebeu serviços de calçamento e construção de meio fio, paisagismo e iluminação num trabalho conjunto das equipes de Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Iluminação. O projeto de intervenção de espaços públicos iniciou ano passado, e já construiu parques em áreas de ressaca.

“Montamos uma força tarefa para finalizar esse novo espaço. Essa é uma intervenção mais acessível, utilizamos uma área pequena, mas que estava sem uso. Macapá tem muitos locais que podem receber esse trabalho, então junto com a Secretaria de Mobilização, mapeamos e iniciamos os serviços”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Cássio Cruz. 

Beleza e segurança
Foram construídos blocos de concreto no formato quadriculado que melhora a estética e possuem melhor resistência e maior condição de segurança. Para deixar o local mais agradável e colorido, está sendo feito o paisagismo com o plantio de espécies decorativas e embelezamento do lugar. Além disso, foram instalados dois postes com três luminárias de LED que dará segurança para os moradores e contribui com a redução do consumo de energia.