Prefeitura de Macapá implanta projeto paisagístico em áreas antes usadas como lixeiras viciadas

A iniciativa busca trocar lixeiras viciadas por espaços de arborização na cidade. As secretarias de Zeladoria Urbana e Mobilização e Participação Popular são as idealizadoras do projeto.

Por Ewerton França e Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Locais que durante muito tempo foram pontos de lixeiras viciadas estão se tornando um espaço bonito, acolhedor e de lazer para a população de Macapá. Esta é uma iniciativa das secretarias municipais de Zeladoria Urbana e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

O primeiro local a ser realizado o projeto foi na Rua Inspetor Aimoré, no bairro Universidade. “As plantas deram vida e beleza ao local. Também realizamos um trabalho de conscientização ambiental com os moradores para que eles nos ajudem a preservar o novo espaço de lazer”, afirma a secretária da Semmopp, Rayssa Furlan.

Nesta semana, a equipe da Zeladoria Urbana está desenvolvendo o projeto na Avenida Tupis, no bairro Muca. A primeira etapa do serviço foi encerrada na tarde de quinta-feira (23) e a segunda fase contempla a implantação de um projeto paisagístico no espaço.

“Já tínhamos realizado a remoção da lixeira viciada neste local. Exatamente após 100 dias dessa limpeza, foi formada uma nova lixeira viciada. Foi então que decidimos, em parceria com a Mobilização, realizar o projeto de arborização com o intuito de acabar com esse problema, que é crônico no município”, complementa o secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

O trecho em questão tem 800 metros e recebeu os serviços de roçagem, limpeza a remoção de entulhos e lixos que caracterizavam o espaço como uma lixeira viciada. Após esta ação, a Zeladoria Urbana vai começar o trabalho de paisagismo no local e o trabalho busca evitar que o espaço seja usado, novamente, como depósito de lixo.

No local serão plantadas vermelhinhas e coleus, que são espécies de planta com boa adaptação ao clima e ao solo da região. A previsão é que esta etapa encerre até o fim do mês de setembro e, após a implantação do projeto paisagístico, os cuidados e a manutenção do local serão feitos pela Zeladoria Urbana e pela Semmopp.

“Vamos adotar esta estratégia nas ações futuras que a Zeladoria Urbana fará nas áreas onde forem desativadas lixeiras viciadas. Com a criação desses espaços e com a colaboração da população vamos ter uma cidade mais limpa, bonita e agradável”, finaliza o secretário.