Em Macapá, moradores da Baixada Pará participam de oficinas de panificação e empreendedorismo

Curso foi voltado para usuários dos centros de referência de Assistência Social (Cras) União e População em Situação de Rua (Centro Pop).

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Assistência Social

Participantes de curso de Panificação e Culinária Regional | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Moradores da Baixada Pará, na zona norte de capital, participaram nesta sexta-feira, 1º de julho, da última etapa das oficinas de Panificação e Empreendedorismo que vão ajudar os participantes a garantir renda própria. O projeto de sustentabilidade é do Ministério Público em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

A oficina reuniu 15 alunos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União e Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Prefeitura de Macapá, e aulas aconteceram na Sala Laranjal do Jari, do Sebrae-AP. Foram cinco dias de aulas voltadas para a culinária, com destaques para produtos e doces regionais.

De acordo com a consultora de Sustentabilidade do Sebrae-AP, Catarina Macedo, o projeto começou com a iniciativa do Ministério Público do Amapá que identificou a Baixada Pará na área de ressaca, região sensível ambientalmente.

“O MP tem o intuito de proporcionar uma compensação ambiental nesse espaço, e tentar encontrar soluções para que essas pessoas fiquem no local, mas com qualidade de vida”, disse. 

Quem aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar foi o usuário do Centro Pop, Carlos Alberto, de 63 anos. Ele já tem experiência em fazer salgados, mas quis ampliar seus conhecimentos. “É um aprendizado muito bom, porque a pessoa vem fazer, para daqui tirar uma renda extra e ser beneficiado”, disse. 

A usuária do Cras União, Mônica Oliveira, destacou a importância de estar participando da capacitação. “Vamos aperfeiçoar mais e colocar tudo em prática para vender e tirar o nosso lucro. Agradeço mesmo pela oportunidade que nos deram”, conta empolgada.

A turma também vai participar, na segunda (4) e terça-feira (5), dos cursos de embalagens personalizadas para a comercialização dos produtos que aprenderam. As oficinas garantem certificado de qualificação profissional. 

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, ressalta a importância da participação dos usuários do Cras União e Centro Pop nas oficinas de capacitação.

“Esta é uma oportunidade de crescimento, tanto pessoal, quanto profissional para estas pessoas. Muitas vezes um novo aprendizado é o primeiro passo para a independência financeira de quem busca empreender”, finaliza o gestor.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social.