Em Macapá, Capsi promove ação de terapia nutricional para crianças autistas atendidas pela unidade

A iniciativa com o tema ‘A saúde do corpo começa na mente e no prato’ foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Dinâmicas ilistraram os alimentos e reforçaram a importância para saúde | Foto: Semsa/PMM

A alimentação adequada e hábitos alimentares saudáveis contribuem para o desenvolvimento cerebral e equilíbrio das funções neurológicas. Por esse motivo, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) promoveu na manhã desta quarta-feira (1º) ação de terapia nutricional voltada às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pela unidade.

Com o tema ‘A saúde do corpo começa na mente e no prato’, o encontro acontece no dispositivo Capsi, localizado na rua redenção, bairro Pedrinhas, e envolveu cerca de 40 crianças.

“A intervenção terapêutica nutricional é uma das principais formas de tratamento para crianças autistas. Todo esse cuidado é importante, a ingestão de nutrientes é fundamental dada a importância de certos ajustes alimentares que favorece o comportamento e a sensibilidade do aluno, prevenindo e amenizando as crises”, explica a nutricionista, Lea Brena.

Durante a ação, será realizado dinâmicas e a oferta de lanches saudáveis. “Nosso objetivo é sempre acolher os alunos e familiares. Por meio dessas programações é possível ter uma proximidade maior com essas pessoas que são acompanhadas aqui na unidade”, comenta a diretora do Capsi, Auracilene Rocha.

Atendimento ao público autista  
A Prefeitura de Macapá dispõe de uma série de atividades que visam dar qualidade aos serviços prestados aos autistas. Os projetos incluem a entrega da primeira Clínica-Escola do Autista Coração Azul, inaugurada em maio. Além da criação da caderneta de alimentação inclusiva com orientações para profissionais da educação e famílias dos estudantes com o espectro autista que possuem algum tipo de transtorno alimentar. 

Recentemente, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) recebeu por meio de parceria com a PMM, uma sala equipada, que atenderá aproximadamente 50 alunos, com serviços odontológicos.