Superando os dados da última ação itinerante realizada em outubro com 120 atendimentos, a edição desta sexta-feira (24), no distrito do Abacate da Pedreira, promovida pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) registrou 443 pessoas assistidas, um número maior superando as expectativas. Os serviços começaram às 9h e se estenderam até às 14h, ultrapassando o horário previsto devido à grande procura.
A iniciativa de levar atendimento até os locais de difícil acesso, contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) que também disponibilizou vários serviços e da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (SEMMOPP) responsável pela organização e mobilização dos moradores do distrito.
Os moradores do distrito do Abacate da Pedreira, a maioria vive da pesca e da agricultura familiar. Cerca de 782 famílias residem na região, inclusive nas comunidades ribeirinhas, onde só é possível acesso por embarcação.
Rosinaldo Duarte Lima, de 44 anos, morador do rio Pedreira, conta que vive da pesca e extração de açaí, mas devido à entressafra do fruto a renda fica comprometida. Beneficiário do CadÚnico e com documentação atualizada, ele recebeu uma cesta básica e o vale-gás. “Essa ação é muito importante para nós moradores, eu vejo um trabalho gigantesco da prefeitura de trazer esse serviço. Fiquei muito feliz e satisfeito”, agradeceu o agricultor.
Na ação, as pessoas receberam atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), programa do Governo Federal que precisa ser atualizado a cada dois anos, requisito que dá acesso aos programas sociais.
Também foi feita a entrega de 120 benefícios eventuais entre cestas básicas e vale gás; emissão de carteira do idoso; solicitação de benefícios; consulta com clínico geral e pediatra; aferição de pressão arterial; glicemia; vacinação; encaminhamentos e agendamentos de procedimentos clínicos.
O casal Jessé Belém, de 26 anos e a esposa Adrielle do Amaral Batista, 22 anos, pais de primeira viagem de um bebê de dois meses, procuraram o atendimento pediátrico para consultar o seu pequeno que nasceu com problema respiratório.
“Soubemos da ação e viemos buscar orientação do médico, nosso filho nasceu com um problema respiratório, graças a Deus não é grave e pode ser curado com tratamento. O doutor passou remédio e exames, fomos muito bem atendidos”, ressaltou.
A agente distrital da Pedreira, Jackeline Gamon, conta que o serviço de mobilização foi realizado pelas redes sociais e a domicílio, nos ramais e subindo os rios de embarcação para que todos pudessem participar.
“Nós organizamos o serviço de mobilização não só pelas redes sociais, mas também indo nas casas dos moradores. Todos esperavam ansiosos pelos atendimentos”, ressaltou a agente distrital.
A grande procura pelos atendimentos fizeram as equipes estenderem o horário de encerramento até que todos fossem atendidos. Além dos benefícios eventuais, os serviços mais procurados foram pediátricos e psicológicos.
O secretário municipal de assistência social, Nildo Nunes, afirma que as ações itinerantes irão percorrer todos os distritos e agradece a parceria da Secretaria de Saúde e Participação Popular.
“Nossa missão é levar nossos serviços a todos, e nossa maior satisfação é ver os nossos munícipes sendo atendidos, assistidos pela gestão que trabalha em prol de melhorar a vida das pessoas. Agradeço todo o apoio da Secretaria de Saúde que está conosco em todas as nossas ações e a Mobilização Popular que organizou e mobilizou os moradores”, frisou o gestor da pasta.
Ainda segundo o secretário, na próxima semana haverá uma nova ação conjunta nos distritos de Tessalônica e Caranã.
Confira mais fotos I Arthur Alves/PMM