Na manhã deste sábado (24), um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá (Unifap), visitou a evolução da maior obra de mobilidade urbana do município de Macapá, a Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos. A atividade de campo teve o objetivo de mostrar aos estudantes as etapas de planejamento e execução da via.
Na ação, os alunos que estão cursando as disciplinas de Pavimentação e Topografia, puderam vivenciar na prática os assuntos abordados em sala de aula, com foco da diferenciação dos processos que compõem toda a obra como drenagem, terraplenagem, construção de base, aplicação da massa asfáltica, as intervenções em acessos, paisagismo e sinalização viária.
Para o professor José Vitor, essa oportunidade é única, já que a via expressa é a primeira obra dessa relevância social. ” A visita é importante para que os alunos tenham a visão da prática, ultrapassando os limites da universidade, conhecendo a sociedade e aprendendo a lidar com as situações de vivência social. Isso agrega muito ao conhecimento, para que eles possam se tornar bons profissionais na área”, explica.
A visita foi guiada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), que executa a obra. ” Essa troca de conhecimento com os alunos, faz com que as obras de mobilidade cumpram seu papel, que é servir a sociedade, oferecer mais qualidade de vida e segurança para todos”, conta o subsecretário de Infraestrutura, Lucas Bueno.
Obra
A Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos será entregue à comunidade neste domingo (25). A via vai interligar a zona norte ao centro da capital. A estrada faz parte do maior plano de mobilidade urbana de Macapá e tem 2,5 km de extensão. O objetivo é ampliar o acesso de novas rotas para os lados extremos da cidade.
O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela Rua São Paulo, uma das principais vias de ligação para a zona norte. A obra ainda contará a valorização do arborismo em função de uma árvore centenária que está localizada na via e não foi retirada. Além disso, o espaço recebe as sinalizações vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação pública 100% em LED.
O investimento ultrapassa R$ 16 milhões, recursos oriundos do Tesouro Municipal e baseado no programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes).