Em iniciativa inédita, Prefeitura de Macapá passa a ofertar teste do olhinho no Distrito do Bailique

Exame é realizado em 17 unidades de saúde espalhadas pela capital e zona rural do município.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Teste do olhinho ajuda na identificação de doenças | Foto: Arquivo/PMM

As crianças do Distrito do Bailique já podem fazer o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como “Teste do Olhinho” na própria comunidade. O exame foi implementado pela Prefeitura de Macapá e está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Queiroz Barbosa, que atende toda a região do arquipélago, onde vivem mais de 50 comunidades que somam cerca de 12 mil habitantes.

A iniciativa inédita visa levar os serviços da área urbana da capital aos distritos e comunidades. Com a expansão, o exame também já é ofertado nos distritos de Ilha Redonda, Tracajatuba, Itamatatuba, Abacate da Pedreira, Curiaú, Carapanatuba, Santa Luzia do Pacuí, São Joaquim do Pacuí, Carmo do Maruanum, Santo Antônio da Pedreira, Maranata e agora no Bailique.

Antes de entregar o equipamento que detecta alterações visuais nas crianças à UBS, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma capacitação para enfermeiros e médicos que atuam nos distritos no final de junho, para utilização do aparelho oftalmoscópio.

Aparelho oftalmoscópio realiza o teste emitindo uma luz no globo ocular | Foto: Arquivo/PMM

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente de Macapá, Simone Braga, a medida auxiliará na identificação e tratamento de casos precoces.

“Com a expansão do teste do olhinho para a zona rural do município, a iniciativa vai auxiliar no diagnóstico de diversas enfermidades oftalmológicas nas crianças do Bailique. Agora podemos rastrear esses casos e encaminhar para o tratamento. Quando há o diagnóstico precoce, é possível realizar a intervenção de forma imediata para melhores resultados do paciente”, explica.

Teste do Olhinho
O teste é essencial para a avaliação da visão do bebê. Este é um procedimento rápido no qual o médico usa um aparelho oftalmoscópio diante dos olhos da criança e emite uma luz. Caso exista alguma alteração, o bebê será encaminhado para avaliação com o oftalmologista.

O teste identifica as alterações no olho da criança e ajuda na prevenção de doenças. Atualmente o exame é realizado em 17 UBSs de Macapá, sendo cinco unidades de saúde da zona urbana, e 12 na zona rural.