Em Macapá, médicos e enfermeiros da zona rural participam de capacitação para ‘teste do olhinho’

Ao todo, 50 profissionais receberam instrução durante encontro no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Cerca de 50 profissionais foram capacitados  | Foto: Renato Costa/PMM

Médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde de Macapá participaram nesta sexta-feira (22), do treinamento sobre o teste do reflexo vermelho (TRV), também conhecido como teste do olhinho. Cerca de 50 profissionais foram capacitados para atender o público infantil que precisa do exame.

A capacitação foi ministrada pelo médico oftalmologista Luciano Rocha, que sanou dúvidas e mostrou passo a passo do procedimento, preconizado pelo Ministério da Saúde. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, zona norte de Macapá.

“Antes, apenas profissionais específicos poderiam fazer o teste, agora estamos ampliando para médicos e enfermeiros atuar e atender demandas reprimidas. Nosso intuito é ter o serviço em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Lembrando que em 2021, profissionais da área urbana também passaram pela qualificação”, detalhou a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Simone Braga.

Enfermeiro Natiel Trimendes participou da capacitação | Foto: Renato Costa/PMM

Para o enfermeiro Natiel Trimendes, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia do Pacuí, a iniciativa irá colaborar com as demandas da comunidade.

“Nosso público infantil é grande. Além disso, atendemos aproximadamente nove comunidades. Poder receber essas pessoas e encaminhar precocemente para um especialista faz diferença na qualidade do trabalho”, comenta.  

Teste do Olhinho
O teste é essencial para a avaliação da visão do bebê. É um procedimento rápido, no qual o médico usa um aparelho oftalmoscópio diante dos olhos da criança e emite uma luz. Caso exista alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com o oftalmologista.

Aparelho oftalmoscópio utilizado para realização do teste do olhinho | Foto: Renato Costa/PMM