Em dois meses, Prefeitura de Macapá atende 74% da demanda de consultas cardiológicas

Atendimentos foram realizados durante quatro mutirões do "Avança Coração".

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Iniciativas do Município atendem pacientes cardiológicos | Foto: Arquivo PMM

A Prefeitura de Macapá vem investindo na rede de atendimento para pacientes cardiológicos, o que permitiu que em apenas 2 meses, fossem realizadas mais de 740 consultas da especialidade. A quantidade representa 74% de um total de mais de 1 mil pessoas que aguardavam atendimento.

O aumento da oferta de consultas só foi possível graças à implementação do programa ‘Avança Coração’, que atendeu mais de 500 pacientes durante quatro mutirões realizados desde o mês de maio e que encerrou no último sábado (25). As ações contaram com emenda de R$ 3 milhões, destinada pelo senador Randolfe Rodrigues.

O Município também inaugurou no início de junho, a primeira Clínica Cardiológica, que funciona no Centro de Especialidades Dr. Papáleo Paes, na zona norte de Macapá. O espaço conta com uma equipe multiprofissional, composta por cinco cardiologistas, além da oferta de exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, monitorização ambulatorial de pressão arterial (Mapa), holter e teste ergométrico.

A clínica funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e das 14h às 18h, e em sábados alternados no turno da manhã. Os pacientes atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio da Central de Regulação do município.

Os dois projetos fazem parte das ações desenvolvidas para pacientes com sequelas pós-Covid-19 e que integram um pacote de 20 medidas anunciadas pela gestão municipal: o Programa Saúde Para Todos. Segundo a secretária municipal de Saúde (Semsa), Erica Aymoré, essas iniciativas contribuíram para aumentar a agilidade dos atendimentos em cardiologia, diminuindo o tempo de espera para uma consulta com profissionais da área.

“Sabemos que o tempo de atendimento é essencial para garantir a saúde de qualquer paciente, mas isso é especialmente importante para pacientes cardiológicos. Com as ações nos mutirões, conseguimos diminuir a fila para que essas pessoas possam a partir de agora, ser atendidos através da Clínica Cardiológica sem demora”, explica a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.