‘Avança Coração’ ja realizou 550 consultas cardiológicas em quatro edições, em Macapá

Ao todo já foram realizadas mais de 570 consultas cardiológicas.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal da Saúde

Durante o mutirão também são realizados exames como eletro e ecocardiograma | Foto: Claudia Leão/PMM

Na manhã deste sábado (25), a Prefeitura de Macapá realizou o 4º mutirão de consultas cardiológicas do programa ‘Avança Coração’. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Papaléo Paes, na zona norte de Macapá, e além das consultas ambulatoriais, também foram atendidos pacientes que estavam na fila de exames como eletro e ecocardiograma. A iniciativa vem zerar a fila de espera da cardiologia e juntas, as quatro edições já realizaram mais de 550 consultas.

O aposentado Ademar de Almeida, de 67 anos, conta que fará um procedimento cirúrgico e aproveitou o momento para fazer um dos exames pré-operatório. “Vou passar por uma cirurgia e para isso o médico pediu para que eu fosse avaliado pelo cardiologista e fizesse o eletrocardiograma. Quero cuidar da minha saúde e é muito bom poder fazer tudo isso no mesmo dia e em um só lugar”, diz.

Aposentado Ademar de Almeida foi um dos atendidos na 4ª edição do Avança Coração | Foto: Claudia Leão/PMM

Os pacientes atendidos no programa são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agendados pela Central de Regulação do município. E além das especialidades médicas, os usuários contam com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico. Antes da consulta, todos passam por uma triagem clínica que avalia indicadores como pressão arterial, glicemia, peso e ritmo cardíaco.

O diretor do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, Flávio Aires, ressalta que o programa já diminuiu em 60% a fila de espera por consulta cardiológica. “Antes do Avança Coração tínhamos uma demanda reprimida de mais de mil pacientes. Atualmente esse número está em torno de 400. O maior beneficiado é sempre a população e quanto mais rápido ela for é atendida, melhor será o prognóstico do caso”, destaca.

Recursos
As ações de saúde pós-Covid-19 realizadas pela Prefeitura de Macapá contam com emenda de R$ 3 milhões destinada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede).