A Prefeitura de Macapá encerrou o prazo de inscrições no edital 001/2022 da Diversidade Cultural, que permite o credenciamento de 192 artistas como atrações em eventos do Município ao longo do ano. Ao todo, o certame recebeu 310 inscrições entre as categorias de música, artes cênicas, performance LGBTQIA+, fisiculturismo, cultura popular, além de tradições populares.
O certame inicia a fase de análise documental e técnica das propostas de conteúdo artístico, trajetória profissional, interação artística da atração, criatividade e inventividade. Essa etapa segue até o dia 29 de abril, conforme o edital.
A divulgação do resultado dos habilitados e inabilitados está prevista para o dia 3 de maio. Os aprovados devem compor as atrações de eventos como Festival Junino, Macapá Verão, Aniversário do Mercado Central, Equinócio de Primavera, Festival Gastronômico e Feira de Natal.
O edital busca reconhecer as artes em suas múltiplas vertentes e oportunizar a retomada dos eventos abertos ao público. O certame, que ainda abrange os setores de esporte e literatura, assim como DJs e apresentadores, terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O investimento para a execução do edital é de R$ 1 milhão e foi destinado por emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel (PL).