O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, lançou nesta quarta-feira (20), o Plano Municipal de Feiras, um conjunto de obras que fomentará o empreendedorismo e a agricultura familiar no município. Ao todo, serão beneficiados dez pontos da capital. O investimento é uma cessão onerosa no valor de R$ 5,5 milhões.
Os projetos arquitetônicos foram planejados para comercialização de alimentos frescos, artesanato e itens da economia criativa. Somadas, são 209 novos boxes, com uma estrutura confortável, moderna e segura para receber os clientes. Os espaços contarão ainda com iluminação de LED e adaptação para manejo sustentável dos produtos.
Para dar início ao plano, o prefeito assinou a ordem de serviço para construção da Feira do Caranguejo, que vai completar o espaço do Shopping Popular. Esta será a primeira unidade a ser erguida. Serão 24 boxes para abrigar os trabalhadores em um espaço fixo e moderno.
“Essa é uma ação muito grande que tem o objetivo de proporcionar mais dignidade ao trabalhador e ainda oferecer meios para que a população tenha acesso a alimentos produzidos aqui na nossa cidade, gerando inúmeros benefícios e fomentando a nossa economia”, afirma.
Jorge Lima é um dos feirantes do local e conta que a busca por um espaço adequado de trabalho era uma luta antiga. A classe possui 40 trabalhadores, com a inauguração do Shopping Popular, apenas 20 ganharam um novo ponto. Com o novo projeto todo grupo será beneficiado.
” A feira é o meu sustento e de muitas famílias, e deve também também ter atenção do poder público. Depois de 18 anos todos os meus colegas vão ter um box seu, sem mais mudanças e sem estar no sol e na chuva. Só tenho que agradecer”, diz.
Além da Feira do Caranguejo, o pacote contempla a construção de quatro novas feiras, localizadas na BR-210 e nos bairros Zerão, Araxá e Marabaixo; reforma e modernização do Mercado do Peixe e Feira Galibis. Além disso, haverá aporte na construção do galpão da Feira do Novo Horizonte. Já a Feira Maluca, no bairro Buritizal, ganhará uma nova fachada que permitirá a ventilação natural do local.
O plano faz parte dos programas municipais de governo que buscam, através de políticas públicas, a ampliação da produção agrícola com a construção de obras estruturantes, promovendo assim o desenvolvimento econômico, visibilidade, emprego, renda, bens e serviços para a cidade.
“Estamos trabalhando para manter e modernizar esses espaços, fazendo com que o cliente se sinta à vontade para sair de casa e frequentar algumas das nossas feiras. A nova estrutura vai possibilitar nossas edições das feiras itinerantes, isso aumenta a nossa economia e mantem a tradição”, explica o secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Augusto Felix.
Outros investimentos
A Prefeitura de Macapá também trabalha na construção da Feira 1º de Maio. A nova estrutura contará com 91 boxes, que irão atender os produtores alimentícios, hortifrutigranjeiros, peixes, suínos e bovinos. Além disso, o local contará com sistema de drenagem, esgoto, sistema de iluminação própria e acessibilidade.
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e está orçada em R$ 1,9 milhão mais contrapartida municipal. O recurso foi enviado pelo então deputado federal Luiz Carlos.