Dr. Furlan entrega novos equipamentos para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas

Mais de vinte itens foram entregues, além de um veículo tipo saveiro

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

Novos equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar | Foto: Rogerio Lameira/PMM

Com a finalidade de melhorar os serviços ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas, a Prefeitura de Macapá entregou nesta sexta-feira (25) novos equipamentos que irão proporcionar um ambiente mais estruturado e adequado aos colaboradores e alunos do local.

“Os equipamentos entregues hoje fazem parte daquilo que fazemos desde o início da nossa gestão que é trabalhar em parceria com os nossos deputados. Através de emendas, beneficiamos a população que mais precisa. Isso é compromisso com o povo”, afirmou o prefeito de Macapá.

A mobília e o veículo foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, articulada pelo deputado federal Camilo Capiberibe. “Esse é um serviço de saúde que trabalha com a inclusão desses alunos na vida comunitária. É um orgulho poder contribuir com essas famílias que são recebidas pela associação”, destacou o parlamentar.

O material foi entregue pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) à titular da pasta, Rayssa Furlan, que frisou a importância do convênio assinado entre a Associação e a Prefeitura de Macapá.

“No início da gestão iniciamos um trabalho de parceria com a AMA, um pedido pessoal que fiz para o prefeito. Sou mãe de autista e essa também é minha causa. Nosso trabalho é fortalecer esses espaços, possibilitando que mais crianças com Transtorno do Espectro Autista possam ser assistidas”.

Em 2022, o município equipou o prédio da AMA com 18 centrais de ar, adquiridas com recurso de emenda parlamentar dos deputados federais Camilo Capiberibe (PSB) e Marcivânia Flexa (PCdoB).
Além disso, oito profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária atuam no local. São fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos que dão suporte nas atividades desenvolvidas pela associação.

“Esse ano completamos 15 anos da AMA e sem dúvida esse foi o nosso presente. Estou satisfeita com a atual gestão que nos abraçou e sempre foi muito sensível a essa causa”, agradeceu a presidente da associação, Jani Capiberibe.

Políticas de inclusão


A Prefeitura de Macapá dispõe de uma série de atividades que visam dar qualidade aos serviços prestados aos autistas. Os projetos incluem a entrega da primeira Clínica-Escola do Autista Coração Azul, inaugurada em maio; a sala odontológica no prédio da AMA; além da criação da caderneta de alimentação inclusiva, com orientações para profissionais da educação e famílias dos estudantes com o espectro autista que possuem algum tipo de transtorno alimentar.


Serviço
A AMA oferece suporte, avaliação, atendimento e assessoramento educacional às pessoas com autismo, famílias e comunidade escolar.

O prédio fica localizado na Avenida José Maria Gonçalves Leão, no bairro da Fazendinha.

O local atende crianças na faixa etária de 3 a 12 anos de idade e a estrutura possui salas destinadas para atendimentos com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e de serviço social.