Dr. Furlan empossa 41 novos Agentes Comunitários atuação na Saúde de Macapá

Durante a cerimônia o prefeito de Macapá anunciou que serão convocados mais 15 agentes comunitários aprovados no concurso.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Os 41 novos ACSs se juntam aos mais de 700 que já fazem parte do quadro da Prefeitura | Foto: Rogério Lameira/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, empossou 41 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) nesta quarta-feira (14), no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. Os novos servidores irão integrar o quadro efetivo do Município, fortalecendo a Atenção Primária e as equipes do Estratégia Saúde da Família, além de possibilitar a intensificação das ações na capital e nos distritos.

Agora, Macapá conta com 753 agentes de saúde e 305 agentes de endemias. Durante a cerimônia, ainda foi anunciada a convocação de mais 15 agentes comunitários aprovados em concurso público, para valorização do quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A convocação ocorreu no início do mês de agosto, quando também foi anunciado um incentivo financeiro para os trabalhadores que já estão em campo, além do pagamento retroativo da classe, referente aos meses de maio, junho e julho.

“Essa posse é fruto da responsabilidade com que a nossa gestão tem tratado todos os servidores públicos municipais e aqueles que tem a possibilidade de se tornarem servidores. Trabalhamos todos os dias para que momentos como esse aconteçam”, destacou Dr. Furlan.

Uma das mais novas servidoras efetivas é Ingrid Bacelar, 26 anos, que veio acompanhada da família para celebrar a conquista. Para ela, assumir a função de ACS é uma importante responsabilidade.

“Acredito que trabalhar para a população exige muito profissionalismo. Ao mesmo tempo, sinto muita alegria de fazer parte do quadro efetivo da Prefeitura de Macapá. É uma grande satisfação”, comemora.

Os servidores deverão se apresentar na Semsa entre a segunda (19) e terça-feira (20) para encaminhamento aos locais de lotação.

“A nossa metodologia de trabalho é simples: assistência à população, com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à saúde. Esses novos servidores são essenciais nesse processo, através do contato direto com os usuários”, diz a secretária de Saúde, Erica Aymoré.