O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta quinta-feira (9), a ordem de serviço que autoriza a construção de um espaço exclusivo para a exposição e comercialização de peças produzidas pelos artesãos. O prédio será erguido no mesmo local da praça e da Unidade Básica de Saúde do bairro Pantanal.
O centro vai concentrar a produção artesanal dos bairros da zona norte da capital. O objetivo é fomentar a economia criativa através da valorização dos empreendedores.
“Macapá tem uma característica própria que são centros comerciais nos bairros. Isso faz com que as pessoas não precisem se deslocar, sair do seu bairro para ir até o centro comprar alguma coisa. A ampliação desses pontos é uma medida da prefeitura”, ressalta o prefeito Dr. Furlan.
Um grupo de artesãs participou da cerimônia. A presidente da Associação dos Artesãos do Amapá, Cláudia Penafort, diz que o espaço vai ampliar o acesso da população aos produtos, além de criar uma rede de capacitação profissional.
“Era um sonho para a associação ter um espaço na zona norte. Aqui vai ser um lugar de aprendizado e troca de conhecimento, sempre valorizando o nosso trabalho e arte”, comemora.
Estrutura
O prédio terá 40m² de área construída, que inclui um hall para exposição, salas de reunião e administrativa, copa e banheiros com acessibilidade. A previsão é que a obra seja entregue em 90 dias.
O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi) e será executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A obra tem investimento do Tesouro Municipal, e de emenda parlamentar do deputado federal, Camilo Capiberibe (PSB), no valor de R$ 100 mil.
“A alegria do parlamentar é ver o recurso ser executado e transformado em política pública para a comunidade. O centro vai ser construído em um local privilegiado do bairro, que vai valorizar muito o segmento cultural”, finaliza.
O evento contou com a presença do secretariado municipal, de artesãos, da comunidade da zona norte, e da vereadora Janete Capiberibe.