Dr. Furlan assina ordem de serviço para a construção de duas escolas de tempo integral em Macapá

O investimento para a construção dos prédios é de R$ 30 milhões.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Prefeito de Macapá com ordem de serviço para construção de escolas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Mais de 1,1 mil crianças terão acesso ao ensino integral dentro da rede municipal de educação. O prefeito Dr. Furlan assinou na manhã desta quinta-feira (21), a ordem serviço que autoriza a construção de duas novas escolas que ofertarão o ensino especializado. As unidades escolares serão erguidas nos bairros Universidade e Jardim Felicidade, na área da então Escola Municipal Jardim Felicidade. Juntas, custarão cerca de R$ 30 milhões.

“Estamos gerando emprego, aumentando a perspectiva de emprego de quem vai trabalhar aqui durante a construção e depois, com as escolas prontas. Ainda essa semana vamos entregar a Escola Caetano Tomaz e a Creche Tio Soró reformadas. Estamos trabalhando para fortalecer toda nossa rede com estrutura e valorização”, enfatiza o prefeito.

A escola Jardim Felicidade foi inaugurada em 4 de julho de 1978. Atualmente, atende mais de mil alunos dentro das modalidades de ensino infantil, fundamental regular, jovens e adultos e educação especial. O corpo docente é formado por 52 professores e 4 coordenadores pedagógicos.

A última reforma na unidade foi feita em 2004 e nos últimos dez anos, a população reiterava esse pedido, após um incêndio no prédio. Neste novo projeto, a escola será reconstruída. “ Hoje é um dia histórico para a escola Jardim Felicidade, quero agradecer ao prefeito por mostrar que é possível fazer e fazer bem feito. Para nós, é muito gratificante como servidor e pais de alunos receber uma escola como essa”, disse a diretora Valdineia Amorim.

Clarisse Fonseca é professora aposentada e trabalhou na escola Jardim Felicidade por 30 anos. Hoje, dois dos seus filhos ainda estudam na escola. Ela diz que o desejo da comunidade de ter um prédio moderno e com segurança para os alunos era antigo.

“O momento que a gente tanto esperava chegou. Porque antes, quando inaugurou era uma escola modelo e agora vai ser modelo novamente. Como mãe de aluno e professora, ficou muito feliz e espero ver a obra pronta”, afirma.

As obras devem começar ainda esse semestre, com previsão de entrega de 14 meses. O serviço será realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), com investimento oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Tesouro Municipal.

“Em 2022 resolvemos trabalhar em prol das melhorias na nossa rede física e até agora, quarenta escolas já estão em reforma, outras duas estão sendo construídas e hoje teremos mais duas novas escolas de ensino integral, que é inédito no nosso município”, ressalta o secretário municipal de educação, Rodrigo Gomes.

Durante a cerimônia, o padre Gilson, pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário, celebrou uma benção para as pessoas presentes, trabalhadores e pela obra. Em seguida, alunos declamaram uma poesia em agradecimento pela nova construção.

Também participaram do evento os secretários municipais, a comunidade e os vereadores Paulo Nery e Alexandre Azevedo.  

Estrutura
Cada unidade escolar terá 18 salas de aula, laboratório de informática, espaços para leitura, estudos, artes, produção cultural e dança, além de biblioteca, bicicletário, piscina, banheiros femininos e masculinos e duas quadras poliesportivas.

Um bloco administrativo será destinado para recepção, direção, sala dos professores, coordenação pedagógica, secretaria, sala de arquivo, coordenação administrativa, almoxarifado, estacionamento e banheiros para funcionários. Além disso, as escolas também terão auditório com capacidade para 88 pessoas, vestiários coletivos femininos e masculinos, cozinha, refeitório e áreas de convivência.