Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou dois decretos para regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que trata do acompanhamento técnico e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal e vegetal.
A iniciativa é inédita e faz parte do pacote de 20 medidas de reformulação da saúde, anunciadas pelo Município em maio deste ano. O objetivo é preservar a qualidade, identidade e integridade dos produtos, além de prezar pela saúde e interesses do consumidor.
“Nós temos trabalhado no sentido de destravamento do setor primário de Macapá. Hoje damos um passo gigantesco para alavancar nossa produção de açaí, frango, ovos e peixes não só aqui no estado, mas para o Brasil e o mundo”, enfatiza Dr. Furlan.
Todo o trabalho será realizado pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag) e de Saúde (Semsa), através de uma equipe multiprofissional formada por médicos veterinários, técnicos agrícolas, engenheiros de pesca e agrônomos. Dessa forma, qualquer agroindústria ou pequeno empreendedor poderá buscar a regulamentação de sua atividade e receber o “Selo SIM”, uma certificação de segurança da qualidade dos alimentos.
“Isso é muito importante porque quando há uma regulamentação, o consumidor enxerga isso com outros olhos”, diz, empolgado, o presidente da Associação de Batedores de Açaí do Amapá, Antônio Alves.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa, o Sistema de Inspeção Municipal vai se somar às outras iniciativas e oportunizar o crescimento econômico do setor para além da capital.
“O Município já tem muitos projetos de incentivo ao setor primário aqui na nossa capital e a regulamentação do SIM é uma conquista que vem para aumentar ainda mais a estrutura de apoio ao pequeno empreender, às famílias de agricultores e agroindústrias. É um grande incentivo à produção local”, afirma.
Além de focar na qualidade sanitária, o sistema irá promover a preservação da saúde humana e do meio ambiente, além de incentivar o processo educativo permanente e continuado dos atores da cadeia produtiva. “Regularizar é oportunizar as pessoas e o setor primário para o mercado e no fim das contas, ter segurança alimentar com um produto certificado, com selo de garantir”, coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Nayma Picanço.
Como fazer parte
Os interessados em receber o acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal devem solicitar o apoio no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Manoel Eudóxio Pereira, nº 2438, bairro Trem, que funciona de 8h às 14h.