Dr. Furlan anuncia licitação que vai garantir 180 novos ônibus circulando em Macapá

Lançamento foi nesta quarta-feira (6), no Mercado Central.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou a licitação do transporte público no Mercado Central | Foto: Rogério Lameira/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou nesta quarta-feira (6), a realização da primeira licitação para o transporte público da capital. Uma para a oferta de 180 novos ônibus e outra para a contratação da empresa que vai ser responsável pela gestão financeira.

O processo licitatório, previsto para iniciar ainda neste mês de abril, foi dividido em dois lotes. O primeiro atenderá as necessidades das zonas norte e oeste, que tem em média 1,5 milhão de passageiros circulando por mês, e o segundo será direcionado à zona sul da capital, que tem cerca de 1,3 milhão de pessoas em trânsito, utilizando os ônibus.

“A prefeitura de Macapá vai lançar um edital que se baseia no controle, na fiscalização e na transparência, esse é mais um compromisso que estamos cumprindo. Esse ano teremos uma frota nova de ônibus na nossa cidade”, reforça o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Será discutido com as empresas vencedoras, a implantação de terminais de integração, bilhete único, entre outros benefícios. O objetivo é transformar o transporte coletivo em um sistema inteligente, que possa realizar o controle do itinerário da frota, possibilitando ao usuário saber, por meio de aplicativo, o trajeto do ônibus e a previsão de chegada aos abrigos.

Anúncio contou com a equipe de gestores do Município e vereados de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

De acordo com as regras do certame, a empresa que concorrer para a gestão do sistema financeiro, não poderá participar da concorrência para o transporte público. Assim, como quem participar da licitação do transporte, não poderá concorrer na gestão financeira.

Para o diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Andrey Rêgo, a realidade do transporte coletivo na cidade está mudando.

“Esse momento é especial, de muita coragem e responsabilidade. Em nenhum lugar do Brasil foi realizado investimentos no transporte coletivo como em Macapá, com a entrega de 40 novos ônibus circulando na cidade”, concluiu o gestor.

Passageiros terão ônibus inteligentes com uso de aplicativo para a localizaliação dos veículos e itinerários | Foto: Rogério Lameira/PMM

Investimentos
O anúncio da licitação faz parte de um pacote de iniciativas da Prefeitura de Macapá que já garantiram a melhoria do serviço de transporte público, como o aumento do número de linhas no Conjunto Habitacional Macapaba e renovação de parte dos pontos de ônibus.

Além disso, a instituição também trabalha com campanhas de conscientização e fiscalizações a fim de garantir a oferta do serviço com qualidade.