Prefeitura lança primeira licitação para concessão do transporte público em Macapá

Instituição também fará o certame para selecionar a empresa responsável pela gestão do sistema financeiro.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Essa é a primeira licitação promovida pela Prefeitura de Macapá | Foto: Arquivo/PMM

Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anuncia a realização da primeira licitação para concessão do transporte público na capital. A população terá à disposição, cerca de 180 novos veículos que vão garantir a melhor oferta do serviço e a otimização do tempo durante o deslocamento dos passageiros.

Na licitação, a cidade foi dividida em dois blocos. O primeiro atenderá as necessidades das zonas norte e oeste, que tem média de 1,5 milhão de passageiros por mês, e o segundo será direcionado aos moradores da zona sul da capital, que atenderá cerca de 1,3 milhão de usuários.

Os veículos que passarão a operar nas vias de Macapá estarão equipados com tecnologia que permite, entre outras coisas, que o usuário do transporte público faça o acompanhamento em tempo real do trajeto do ônibus, possibilitando que ele organize melhor o tempo de espera e acompanhe a rota.

Além dos benefícios para a população, a adoção de tecnologia nos veículos possibilita que o Município tenha maior controle, melhore a fiscalização e dê mais transparência na oferta do serviço.

A Prefeitura de Macapá também fará a licitação para contratar a empresa responsável pela gestão financeira do transporte público da capital.

Entre as regras dos certames, está o fato de que a empresa que concorrer para a gestão do sistema financeiro não poderá participar da concorrência para o transporte público. Assim como quem participar da licitação do transporte não poderá concorrer no processo licitatório de gestão financeira.

Melhorias no transporte público
O anúncio da licitação faz parte de um pacote de iniciativas da Prefeitura de Macapá que já garantiram a melhoria do serviço de transporte público, como o aumento do número de linhas no Conjunto Habitacional Macapaba e renovação de parte dos pontos de ônibus. Além disso, a instituição também trabalha com campanhas de conscientização e fiscalizações a fim de garantir a oferta do serviço com qualidade.