Dia Mundial de Luta contra a AIDS: ações levam testagem e atendimentos de saúde à população de Macapá

No dia 6 de dezembro iniciará o Programa de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHIV). O objetivo e realizar encontros quinzenais e formar uma rede de apoio e acompanhamento.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS – comemorado no dia 1º de dezembro desde 1988 –, a Prefeitura de Macapá reforça a população sobre a importância de ações preventivas, medidas de prevenção e para a conscientização da comunidade. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município oferecem teste rápido de HIV.

“Sabemos que o uso do preservativo ainda é a forma mais segura de prevenir a infecção. Buscamos orientar a população para obtermos o controle da epidemia. O certo é realizar a testagem rápida de 6 em 6 meses”, explicou o coordenador de infecções sexualmente transmissíveis, Fernando Oliveira.

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) buscam sensibilizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), possibilitando maior eficácia dos resultados positivos quando se trata da avaliação baseada no diagnóstico.

“Independentemente dos eventos e campanhas sazonais, a prefeitura busca alcançar todos os grupos sociais. Realizando a testagem durante ações de saúde, sem dúvida impacta de forma importantíssima para as estratégias de combate para prevenção, transmissão e tratamento dessas doenças”, concluiu.

ESTRATÉGIAS

Rede de apoio
No dia 6 de dezembro iniciará o Programa de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHIV). O objetivo e realizar encontros quinzenais, captação de pacientes em parceria com atores dos movimentos sociais que lutam pela inserção desse público na sociedade. Assim, torna-se possível efetivar a participação dos pacientes ao acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), aproximando esse público da Atenção Básica.

Em 2022 será lançada a estratégia que objetiva alcançar parte da população resistente ao teste rápido ofertado nas UBSs com a realização da distribuição do autoteste.

“A novidade do autoteste para HIV/AIDS agrega-se de forma inovadora as tecnologias para diagnostico simplificado, ágil e oportuno quanto ao momento individual e particular de cada pessoa, podendo ser realizado em qualquer local ou horário, todavia, devendo este paciente ser auxiliado sobre o que fazer no momento do resultado obtido”, finalizou o coordenador.

Dados sobre à doença
No Brasil, em 2019, foram diagnosticados 41.909 novos casos de HIV e 37.308 casos de AIDS – informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), declarados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e registrados no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais/Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SISCEL/SICLOM).

Em Macapá, o Serviço de Atendimento Especializado SAE/CTA que atende cerca de 4 mil pacientes, registrou em 2021, de janeiro a setembro, 182 casos de HIV.