Dia da Educação Infantil: conheça ações da Prefeitura de Macapá que estão transformando o ensino

Iniciativas abrangem investimentos pedagógicos e estruturais.

Por Ingra Tadaiesky* - Secretaria Municipal de Educação

Educação Infantil abrange as turmas de até 5 anos | Foto: Arquivo/PMM

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, a fase inicial do processo de aprendizagem, período que abrange os primeiros 5 anos de vida do estudante. Ações de inclusão, estratégias pedagógicas e a garantia de espaços seguros e adequados são algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá para atender essa faixa etária.

Conheça alguns dos avanços promovidos pelo Município para atender os estudantes da educação infantil:

Novas escolas e creches:


Inaugurada no dia 2 de agosto de 2022, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Yalysson Andrade de Moura ganhou nova estrutura para atender mais de 280 estudantes do 1° e 2° período. O prédio conta com seis salas de aula, biblioteca, refeitório e blocos administrativos modernos.

Totalmente reformada, a Emei Ana Cristina Ramos Brito foi entregue em julho de 2022 para mais de 470 estudantes de 3 a 5 anos. Localizada no bairro Perpétuo Socorro, a escola ganhou espaços como pátio, piscina, banheiros, salas de aula e blocos administrativos revitalizados. O prédio também teve a fiação elétrica e telhas renovadas, além de serviços de paisagismo e jardim sensorial.

A Prefeitura de Macapá entregou ainda a Creche Tia Chiquinha, no bairro Novo Buritizal. Além de uma nova pintura e solução para problemas elétricos, hidráulicos e infiltrações, a escola recebeu um parquinho infantil, com brinquedos novos e mais acessíveis. Cerca de 180 crianças foram contempladas. 

Vacinas foram ofertadas nas nove creches municipais | Foto: Arquivo/PMM

Vacinação itinerante
Garantir a saúde da comunidade escolar também é dever da Prefeitura. Pensando nisso, nove creches da rede municipal receberam uma campanha de vacinação voltada para estudantes, pais e educadores. Vacinas contra Covid-19, influenza, febre amarela, pneumocócica, tríplice bacteriana, tetra viral, varicela, meningocócica e hepatite A foram ofertadas.

Estratégias pedagógicas
Os primeiros anos da aprendizagem são os mais decisivos na formação de um cidadão e o processo de alfabetização exige uma atenção e cuidado ímpares. Por isso, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove diversas metodologias para atender esse grupo de estudantes, como o “Método das Boquinhas” e projetos de alimentação saudável.

Além destas ações, o compromisso da Prefeitura de Macapá com os estudantes da Educação Infantil é mantido com a promoção de circuitos do conhecimento, acompanhamento pedagógico constante por equipes da Semed e diversas outras atividades que transformam a educação municipal.

Em novo parquinho, estudantes podem ter momentos de lazer seguros e confortáveis | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.